Ospa recebe spalla da Osesp para concerto

Ospa recebe spalla da Osesp para concerto

O violinista Emmanuele Baldini é o solista convidado e também rege a apresentação

Além de reger a orquestra, o violinista Emmanuele Baldini é o solista convidado

publicidade

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) recebe o spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Emmanuele Baldini. Ele vai reger a sinfônica e atuará como solista no concerto deste sábado, às 17h. O evento ocorre na Casa da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1501), na Capital gaúcha.

Na primeira parte, Baldini fará o papel duplo de reger e solar a raridade “Concerto para Violino e Orquestra (em formas brasileiras)”, de Hekel Tavares (1896-1969). Encantado pela obra que descobriu durante a pandemia, o músico desencavou o manuscrito das partituras geral e para violino junto a familiares do compositor. A partir delas, encomendou a produção das partes de orquestra, que estavam perdidas. “É uma obra totalmente desconhecida, inclusive para os violinistas. Ao mesmo tempo, acredito que seja uma das mais importantes para o violino no Brasil”, explica Baldini. Na segunda parte do concerto, Baldini trocará o violino pela batuta para conduzir a orquestra durante a ‘‘Sinfonia nº 5, Op. 107’’, de Felix Mendelssohn. O apelido da obra, “Reforma”, deve-se porque ela foi escrita em 1830 para homenagear os 300 anos da Reforma Protestante.

Os ingressos para o concerto de sábado também dão acesso ao encontro Notas de Concerto – Preleções sobre as obras da temporada Ospa. Pouco antes da orquestra subir ao palco, às 16h, o professor da UFRGS, pianista e ativista cultural Francisco Marshall falará sobre as obras do dia na Sala de Recitais.

Para quem não puder ir presencialmente ao concerto, haverá transmissão pela internet, ao vivo, gratuitamente, no canal youtube.com/ospaRS.

Sobre Emmanuele Baldini (regente e solista – ITA):

Nome central da música de concerto no país, Emmanuele Baldini é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas Osesp. Italiano radicado no Brasil, iniciou os estudos musicais em Trieste, aperfeiçoando-se em Genebra, Salzburgo e Berlim. Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Em 2017, recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e em 2021 foi agraciado pelo governo de São Paulo com a medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos. Com mais de 40 CDs gravados, o violinista se apresentou nas principais salas de concerto do mundo. Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Entre 2017 e 2020, foi diretor artístico da Orquestra da Câmara de Valdivia, no Chile. Após consolidar-se como violinista, especializou-se como maestro e regeu apresentações das principais orquestras da América Latina.

Ingressos

Os ingressos para o concerto deste dia 23 de abril de 2022 estão disponíveis na bilheteria na Casa da Ospa, sábado, das 12h às 17h.
Haverá desconto para ingresso solidário, para quem levar para doação 1 kg de alimento.
Bilheteria on-line: via Sympla em bit.ly/ospa2022_ingresso (com taxa de conveniência).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895