Público e crítica apontam vencedores do Tiff 2017

Público e crítica apontam vencedores do Tiff 2017

As duas principais premiações são destacadas pelo voto do público

Marcos Santuario

Festival revelou seus vencedores depois de 11 dias de programação

publicidade

Depois de 11 dias de exibições, encontros com a imprensa e eventos de debate sobre a indústria cinematográfica, a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff) revelou seus vencedores. É bom saber que o Tiff não possui um júri oficial para a programação geral do evento. As duas principais premiações são destacadas pelo voto do público, apontando, em geral aquelas produções que devem brilhar no Oscar.

Se esta lógica for levada à risca, espere ver na lista da Academia de Hollywood o filme "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", dirigido por Martin McDonagh, que foi escolhido pelo público como Melhor Filme desta edição. Foi surpresa geral pois, pela repercussão tida durante as exibições e pelas ruas de Toronto, havia uma expectativa na vitória de "The Shape of Water", do mexicano Guillermo del Toro, que há seis anos mora em Toronto, e cujo filme foi gravado no Canadá. O filme de McDonagh traz a estória de Mildred Hayes (vivida pela talentosa Frances McDormand), que pressiona a polícia a resolver o assassinato de sua filha, com três outdoors na beira da estrada onde mora, na pequena cidade de Ebbing.

As outras principais escolhas do público recaíram sobre a cinebiografia da patinadora Tonya Harding, "I, Tonya", protagonizada por Margot Robbie; e "Call Me By Your Name", coproduzido pela brasileira RT Features, de Rodrigo Teixeira, que trata da relação entre o jovem Elio (vivido por Timothée Chalamet) e o assistente temporário do pai do rapaz, protagonizador pelo ator Armie Hammer.

No Tiff, a única mostra que é competitiva e que conta com júri formado pela organização, desde 2015, é a "Platform". Nela o prêmio de melhor filme deste ano foi entregue ao filme "Sweet Country", dirigido por Warwick Thornton.

No cenário da crítica internacional (Júri Fipresci) o prêmio foi concedido ao filme "Ava", da diretora Sadaf Foroughi, pela mostra "Discovery. Sadaf nasceu em Tehran, Irã, e já dirigiu diversos curtas metragens como "Féminin, Masculin ", "The Kid and the Kite" e "La dernière scène". "Ava" é seu primeiro longa metragem. O Juri Fipresci deste ano no Tiff também premiou "The Motive" ("El Autor"), de Manuel Martín Cuenca, dentro da "Special Presentations".

People's Choice Awards
Geral:
1º lugar: "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri"
2º lugar: "I, Tonya"
3º lugar: "Call Me By Your Name"

Midnight Madness:
1º lugar: "Bodied"
2º lugar: "The Disaster Artist"
3º lugar: "Brawl in Cell Block 99"

Documentary:
1º lugar: Faces Places
2º lugar: Long Time Running
3º lugar: "Super Size Me 2: Holy Chicken!"

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895