“Pantera Negra” é mais do que apenas outro filme de super-herói

“Pantera Negra” é mais do que apenas outro filme de super-herói

Longa mostra desdobramentos na vida de T’Challa, rei e protetor da fictícia nação africana de Wakanda

Correio do Povo e AFP

Chadwick Boseman vive o protagonista do novo filme da Marvel

publicidade

Mais do que apenas outro filme de super-herói, “Pantera Negra” entra oficialmente no circuito exibidor nesta quinta-feira assumindo o manta de talismã cultural. No novo longa da Marvel, o protagonista é T’Challa (Chadwick Boseman), o rei e protetor da fictícia nação africana de Wakanda. O personagem já apareceu em "Capitão América: Guerra Civil" (2016) e os acontecimentos que ganham as telonas agora se passam logo após aqueles que foram vistos nesse filme anterior.

Adaptado das HQs, T’Challa é considerado o primeiro super-herói negro com o próprio filme no universo Marvel, o que destaca sua importância para a diversidade e representatividade. Também foi o primeiro a figurar nos quadrinhos norte-americanos – apareceu no “Quarteto Fantástico” em 1966 –, mas não se pode ignorar o caminho aberto, por exemplo, por Wesley Snipes com “Blade” e Halle Berry como “Tempestade” em “X-Men” e no filme “Mulher-Gato”. Luke Cage, outro personagem da Marvel, tem uma série na Netflix.

Agora a indústria cinematográfica está com expectativas altas para conferir como será o desempenho desta aventura que tem tom político - embora não deixe de lado o padrão mais divertido da Marvel -  nas bilheterias, em um trabalho que foi dirigido por Ryan Coogler (de “Creed: Nascido para Lutar”, de 2015), considerado um dos cineastas promissores de Hollywood. A previsão é de quebra de recordes de arrecadação já neste final de semana de estreia. 

Na trama, após a morte do rei, T’Challa retorna a Wakanda para assumir como chefe em uma cerimônia de coroação. Mas quando um velho inimigo poderoso reaparece, sua fibra como rei e Pantera Negra é testada. Ele é levado a um conflito que coloca o destino de Wakanda e do mundo inteiro em risco. Diante da traição e do perigo, T’Challa deve reunir seus aliados e libertar o poder total da Pantera Negra para derrotar seus inimigos e garantir a segurança de seu povo e seu modo de vida.

Além de Chadwick Boseman, o elenco inclui estrelas como Lupita Nyong'o, Daniel Kaluuya, Angela Bassett, Forest Whitaker e Michael B. Jordan. Entre os principais elogios que o filme tem recebido está a combinação de grandes perseguições, cenários futuristas, humor e heróis com um figurino e maquiagem inspirados em guerreiros africanos. Wakanda, vale notar, é quase um personagem em si mesmo e subverte o estereótipo de África como vítima, colocando uma utopia afluente, rica em recursos e nunca colonizada.

Confira o trailer:



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895