Para eternizar Paixão Côrtes mais ainda

Para eternizar Paixão Côrtes mais ainda

Muralista Eduardo Kobra trabalha em novo painel público com o folclorista gaúcho como tema; previsão de término é nesta quarta-feira, 25

Luiz Gonzaga Lopes

CEO da ABF, Alexandre Fonseca, o artista Eduardo Kobra e o gerente de Marketing da ABF, Alessander Bellaver

publicidade

O muralista brasileiro Eduardo Kobra, de 48 anos, começou na segunda-feira, 16, em Porto Alegre um novo mural, o primeiro aberto ao público na capital gaúcha e o quarto realizado no Estado. Na obra, Kobra destaca o folclorista, compositor, radialista, pesquisador e agrônomo Paixão Côrtes, nascido em Santana do Livramento, em 12 de julho de 1927 e que há 64 anos foi a inspiração para a criação da estátua do Laçador. O monumento à figura do gaúcho, feito pelo escultor pelotense Antônio Caringi se tornou símbolo oficial de Porto Alegre em 1992 e é patrimônio histórico da Capital. O mural será entregue na próxima quarta-feira, 25. A parede que recebe a intervenção de Kobra, de 10 metros de altura por 16 metros de largura, faz parte do galpão que abrigava a sede da antiga Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira.

“Estudamos vários nomes da cultura e história gaúcha e juntos chegamos à conclusão de que Paixão Côrtes, seria um nome perfeito para esse trabalho. Ele, que inspirou uma obra tão tradicional, agora é retratado na arte de rua, o que, ao unir tradição e inovação, demarca a importância da história na construção do futuro”, diz Kobra. Segundo ele, que fez murais em cerca de 35 países, a obra sobre Paixão Côrtes se insere em seu novo projeto de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais, inaugurado com o mural de seis metros por 19,60 metros sobre o compositor Zacarias Mourão (de “Pé de Cedro”), que realizou em Coxim (MS), ao final de 2020 e que depois foi interrompido pela pandemia do Covid-19.

“Ao mesmo tempo em que faço em projetos como Muro das Memórias e Recortes da História murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a cultura e história do país, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Ariano Suassuna e os compositores Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa; e nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon, sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões”, conta Kobra, que já pintou em cinco continentes mas não conhece a maioria dos estados do país. O local está sendo renovado pela construtora ABF Developments e se tornará um complexo multiuso com diversas operações, com propósito de criar um ambiente de entretenimento que reúna música, arte e gastronomia. O empreendimento receberá o Quattro - 4D Premium Lofts, que contempla 41 lofts exclusivos. 

A iniciativa de convidar Kobra para o mural, conforme o CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca, surgiu da vontade de honrar a história do RS e contribuir para chegar a um público mais amplo. “Entendemos que a homenagem feita por um artista mundialmente admirado como o Kobra, é um reconhecimento pelos 70 anos de vida pública e pela dedicação do meu pai ao trabalho. Renovar as memórias é fundamental e o mural tem o potencial de fazer com que mais e mais pessoas tenham curiosidade em saber quem foi Paixão Côrtes”, afirma o filho Carlos Côrtes. 

Eduardo Kobra tem 3 mil murais em cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895