Para lembrar do violonista Sebastião Tapajós

Para lembrar do violonista Sebastião Tapajós

Pianista Gilson Peranzzetta e violonista Marcel Powell lançam projeto no Jazz Day do Farol Santander, em Porto Alegre

Correio do Povo

Pianista Gilson Peranzzetta e o violonista Marcel Powell lançam o álbum ‘Pro Tião’, hoje no Farol Santander

publicidade

Dando continuidade à série que celebra o Jazz, o Farol Santander e a Branco Produções, com planejamento cultural da MS Produções, trazem um duo formando por dois grandes instrumentistas, para celebrar a música instrumental brasileira. O maestro e pianista Gilson Peranzzetta e violonista Marcel Powell lançam na série Jazz Day, hoje às 20h, no Farol Santander (Sete de Setembro, 1028) o projeto “Pro Tião”. Ingressos no farolsantander.com.br. 

Texturas, entrelaçamento de cordas, cores, suavidades, sonoridades, timbres, vigor, emoção pura são as imagens sugeridas pelo encontro do piano do maestro Gilson Peranzzetta com o violão do instrumentista Marcel Powell no álbum “Pro Tião”, lançado e distribuído pela gravadora Kuarup. Celebrando um encontro de gerações, um encontro de talentos que une o encantamento e a exuberância do piano do maestro Gilson Peranzzetta, ao arrebatamento e impetuosidade do violão de Marcel Powell o disco homenageia o violonista Sebastião Tapajós. 

A arte dos dois grandes instrumentistas imprime a já conhecida formação de duo, dimensão diferente, pois fogem dos sotaques já conhecidos e formulam uma sonoridade peculiar. Em suas apresentações, Peranzzetta e Powell fazem solos, tocam juntos, trocando funções e sensações, buscando novas dinâmicas, novas sonoridades. Ora a mão esquerda do piano busca os baixos e desenha a harmonia para que o violão evolua, ora o violão serve de apoio para os solos e desenhos do piano, proporcionando um espetáculo mágico.

No repertório do disco que está disponível nas plataformas digitais e edição física, estão composições de Baden Powell, Tom Jobim, Carlos Lyra, Sebastião Tapajós, Garoto, Valdir Azevedo, Peranzzetta e Marcel Powell. O disco traz em destaque algumas canções que tem histórias curiosas como “Tocata Para Billy Blanco”, música que surgiu durante um ensaio. Sebastião Tapajós compôs o tema em apenas 15 minutos, olhou para o maestro Peranzzetta e disse: a melodia está aí, agora se vira para fazer um arranjo que remeta à Bach. Peranzzetta fez o arranjo que se tornou o preferido de Sebastião Tapajós. Outra música é “Pro Tião”, obra que dá título ao álbum e foi composta por Gilson Peranzzetta e Marcel Powell em homenagem ao violonista, alguns meses após a sua morte. O maestro iniciou em 1986 uma parceria com Sebastião que durou até 2021, quando o violonista morreu em 2 de outubro, aos 78 anos, na sua cidade natal, Santarém (PA). 

O filho de Baden Powell tem Tapajós como um padrinho musical. “Pedacinhos do Céu” é um clássico da música popular brasileira que tem sua história entre os músicos. A composição de Waldir Azevedo fazia parte do repertório do duo que Sebastião Tapajós tinha com Gilson e para a gravação deste novo álbum Peranzzetta manteve o arranjo original que Sebastião adorava tocar. As músicas “Deixa, Tem Dó” e “Canto de Ossanha”, composições de Baden Powell em parceria com Vinícius de Moraes não podiam deixar de estar no repertório do duo, já que Marcel é filho de Baden.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895