Para mergulhar no mundo de Charles Darwin

Para mergulhar no mundo de Charles Darwin

Mostra ‘Darwin - Origens & Evolução’ abre nesta terça-feira, dia 17 de outubro, no Farol Santander Porto Alegre

Correio do Povo

Beagle ancorado em Maldonado, no Uruguai, é um dos 332 itens da mostra que segue até janeiro de 2024 no Farol Santander

publicidade

A trajetória do biólogo inglês Charles Darwin é o tema central da exposição “Darwin - Origens & Evolução”, que abre em Porto Alegre nesta terça, 17 de outubro, no Farol Santander (Sete de Setembro, 1028). Serão exibidas 332 peças entre acervos de coleções biológicas - como animais taxidermizados e fósseis - gravuras históricas, textos críticos, iconografia, obras de arte e peças interativas. A exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com muitos outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução.

A mostra já passou pelo Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 2019, reunindo mais de 30 mil pessoas, 'Darwin' teve edição virtual em 2020 e esteve em São Paulo entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, no Centro Cultural Fiesp.

A itinerância da mostra que chega ao Farol Santander dialoga com o Sul do Brasil e suas especificidades, contando com a parceria de acervos de museus locais, como o Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto e o Museu de Ciências Naturais (Mucin), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Serão exibidas uma tartaruga de Galápagos e peças utilizadas pelos povos ancestrais, como as boleadeiras e pontas de projétil, todos mantidos, estudados e pesquisados por estas instituições. Fortalecendo o diálogo com os territórios onde aporta, a mostra traz aspectos da história e da paisagem do Cone Sul, povos ancestrais e a vida marinha, em história que remonta a doze milênios, quando caçadores e coletores nativos desbravaram o território que hoje constitui o RS. Adaptando-se ao clima frio e às paisagens inóspitas, esses povos conviveram com animais como preguiças gigantes e tatus.

Foi no sul do mundo, mais precisamente em Maldonado, no Uruguai, que atracou o navio Beagle. Darwin descreve o uso das boleadeiras, que teve a oportunidade de experimentar. A obra “Mi image de hombre exótico”, de Paulo Nazareth, por exemplo, será exibida junto às imagens dos indígenas da terra do fogo que foram raptados pelo capitão Roberto Fritz Roy, na primeira viagem do Navio Beagle. “A mostra é uma expedição investigativa e uma experiência de aprendizado que mescla interatividade e descoberta. Contempla também, de forma inédita, o trabalho visual de artistas contemporâneos”, ressalta Ivan Lourenço, gestor do Farol Santander Porto Alegre.

Dividida em quatro núcleos - “A ciência antes de Darwin”; “Um novo tempo”; “A jornada do Beagle” e “A origem das espécies”, a mostra pretende ser uma expedição investigativa e uma experiência de aprendizado onde se mesclam interatividade e descoberta. 

Destaque para as relações de Darwin com outros cientistas e diferentes áreas do conhecimento, desde ictiologia a arqueologia. “Darwin - Origens & Evolução conta com curadoria e design do estúdio Um Ba Ra Ká, e com a historiadora da ciência Magali Romero Sá.

A mostra estará na capital gaúcha até 14 de janeiro de 2024. Há ainda uma visita virtual pelo endereço mostradarwin.com.br/exposicao. 

Serviço: 

Darwin - Origens & Evolução - De 17 de outubro de 2023 a 14 de janeiro de 2024
Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028) - Centro Histórico, Porto Alegre
Horário de funcionamento: De terças a sábados, das 10h às 19h. Domingos e feriados das 11h às 18h. 
* Último acesso para visitação 1h antes de fechar o espaço. Ingressos no site: Valores: Inteira – R$ 17,00/ meia-entrada R$ 8,50


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895