Paralamas do Sucesso tocam hoje na Capital

Paralamas do Sucesso tocam hoje na Capital

Show ocorre às 22h, no Opinião<br />

Correio do Povo

Paralamas do Sucesso mostram álbum Selvagem? no Opinião

publicidade

"Parece um samba!", foi a resposta do baixista Bi Ribeiro para Herbert Viana quando foi mostrada, ainda em esboço, o que viria a ser "Alagados", um dos maiores sucessos do Paralamas do Sucesso. Esta e outras 10 canções fazem parte do antológico álbum "Selvagem?", lançado há 25 anos e que a banda mostra, na íntegra, em show na noite desta terça-feira, a partir das 22h, no Opinião (José do Patrocínio, 834), Porto Alegre. Ingressos antecipados nas Lojas Vivo (Praia de Belas, BarraShoppingSul e 24 de outubro), ou pelo telefone (51) 8401-0104.

Apontado como um dos mais emblemáticos trabalhos do pop rock nacional, o terceiro disco dos Paralamas foi o responsável por "definir" o som da banda, que já estava bem encaminhado pelo segundo disco, "O Passo do Lui". Nele, estão músicas como "Melô do Marinheiro", "A Novidade" e a versão de "Você", sucesso de Tim Maia. Os Paralamas vinham de uma mítica apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1985, embalado por hits como "Óculos", "Meu Erro", "Fui Eu" e Ska", todas do álbum "O Passo do Lui", e de "Vital e sua Moto", de "Cinema Mudo".

Para entender melhor o significado de "Selvagem?", o baterista João Barone recentemente escreveu: "Quando Herbert fez suspense para mostrar pela primeira vez apenas com sua guitarra a melodia da canção que se tornaria conhecida como ''Alagados'', não precisou de tantos volteios. O que gerou a tal estranheza foi a semelhança da música - ainda sem letra - com um samba-enredo...Dali a pouco, estaríamos entusiasmados com várias ideias de músicas que renderiam o repertório do próximo álbum. Um fato marcante nesse momento foi uma foto que se destacava entre outras, colada na parede do quarto de ensaio, onde aparecia o irmão do Bi, Pedro, estilizado como um índio... Quase que complementando a estranheza que o novo repertório que estávamos compondo poderia causar aos diretores de nossa gravadora - que deveriam estar esperando por uma sequência de ''Óculos'' ou ''Meu Erro'' - Herbert olhou aquela foto um tanto engraçada e rindo, disparou: ''que tal a gente por essa foto na capa do próximo álbum?''. Deu no que deu". E ele ainda completa: "Na época, não planejamos um levante estético, estávamos apenas dando linha ao nosso ideal um tanto inconsequente de fazer o que nos dava na telha. No lado prático, quisemos nos garantir de que a aventura seria ao menos bem registrada: convidamos Liminha para produzir o álbum, ele ouviu as demos, gostou e topou trabalhar com a gente. Convidamos Gil para cantar em ''Alagados'' e que ainda compôs ''A Novidade''. No estúdio, gravamos usando a percussão de Marçal, Liminha tocou guitarras e teclados, usamos ecos e efeitos dub à la Lee Scratch Perry. Os vídeos de Roberto Berliner para ''Alagados'' e ''A Novidade'' terminaram de explicar tudo para quem ainda não havia entendido nossa proposta. Vinte e cinco anos depois, não mudaríamos uma nota de nada que foi feito".

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895