Patrimônio é destaque no projeto 'À Luz da Memória'

Patrimônio é destaque no projeto 'À Luz da Memória'

O Memorial do Rio Grande do Sul se transformará em uma grande tela para receber projeções mapeadas sobre a história de Porto Alegre

Luciana Vicente

Projeções serão realizadas neste domingo, dia 26, a partir das 19h, na Praça da Alfândega

publicidade

Colocar o patrimônio histórico em destaque por meio da tecnologia é a proposta de “À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência”, com a projeção mapeada em fachadas de prédios tombados em quatro localidades do Rio Grande do Sul. A primeira cidade a receber a ação é Porto Alegre, precisamente no dia seu aniversário de 251 anos, neste domingo, dia 26, a partir das 19h. A edificação escolhida foi o Memorial do RS (Praça da Alfândega, s/n).  

Depois de Porto Alegre, o projeto seguirá para Rio Grande, com projeções no prédio Nova Rheingantz (dias 19 e 20 de maio), Pelotas no Theatro Sete de Abril (dias 7 e 8 de julho), e a Antiga Estação Férrea de Bagé (dias 15 e 16 de julho).

Cada cidade receberá uma projeção específica, relacionada diretamente ao seu patrimônio histórico e cultural. O roteiro original foi produzido com base em pesquisas históricas desenvolvidas pelos historiadores Darlan Marchi e Olívia Nery. As imagens são oriundas de acervos de várias instituições públicas.

Simone Neutzling, proponente e uma das produtoras executivas do projeto, reflete:

“Unir passado, presente e futuro por meio da tecnologia e da experiência virtual, de uma forma lúdica e poética, é uma maneira de conectar as pessoas com o seu patrimônio cultural, com um resgate da memória e da história. Sendo também uma forma de mostrar a cidade de uma outra maneira à população”. 

No domingo, das 14h às 21h, será realizada na Praça da Alfândega uma feira de economia criativa com produtores locais, organizada pelo Kilombo da Arte, rede de incentivo cultural para artistas negros na Capital. Às 17h, haverá apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. 

Na segunda, dia 27, as projeções se repetirão, no mesmo horário.

Tecnologia e Patrimônio

Das 19h às 22h, as projeções serão repetidas, com curtos intervalos. Cada projeção audiovisual, com assinatura da Imersiva, é composta especificamente para a edificação na qual está sendo projetada. A abordagem reúne tecnologia, linguagem audiovisual, com projeções em loop, acompanhadas de intérprete de Libras.A abordagem coloca luz na formação patrimonial e cultural do município, além de promover reflexões sobre o presente.

Em Porto Alegre, a projeção terá a dimensão de 36 x 22 metros, oferecendo experiência imersiva em 3D, com animações e efeitos especiais. No roteiro de imagens e narrativa estão a Praça da Alfândega, quando era ocupada pelas águas do Guaíba, os primeiros habitantes, os bondes elétricos, edificações históricas, a música de Lupicínio Rodrigues.

Eduardo Hauck, da Imersiva, salienta que as imagens encontradas em acervos ao serem tratadas com tecnologia puderam ser ampliadas em grandes tamanhos.

Simone adianta que as projeções serão gravadas e disponibilizadas para diferentes instituições e escolas, com intenção de que sejam usadas dentro da perspectiva de educação patrimonial.

O projeto “À Luz da Memória” é uma realização da Perene Patrimônio Cultural, com patrocínio da CEEE Grupo Equatorial, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895