Paulo Leminski: mostra do escritor em Porto Alegre

Paulo Leminski: mostra do escritor em Porto Alegre

A exposição "Múltiplo Leminski" estará, no Centro Cultural da UFRGS, a partir do dia 15 de outubro

Correio do Povo

Exposição é uma oportunidade única apreciar a obra de Paulo Leminski, escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor

publicidade

Se existe uma palavra na língua portuguesa que define Paulo Leminski (1944 - 1989) é múltiplo. Com um processo criativo único, o artista completaria 78 anos este ano. Sua produção compreende vários gêneros literários, da poesia à prosa experimental, da crítica literária à tradução, da criação publicitária à composição musical.

Traduzir sua genialidade em uma exposição é uma missão que é cumprida desde 2012 pela mostra "Múltiplo Leminski". Após passar por 12 cidades brasileiras e pela Casa da América Latina, de Lisboa (Portugal), a exposição ganha uma edição de 10 anos em Porto Alegre, no Centro Cultural da UFRGS, com entradas gratuitas, a partir do dia 15 de outubro. Um momento especial para um autor que vem sendo redescoberto por novas gerações de leitores.

Conheça mais a mostra neste link.

 Alice Ruiz, poeta e  compositora, companheira de Leminski, divide com as filhas do casal, Aurea e Estrela, a curadoria da exposição. A seleção dos materiais originais e a proposta expositiva da mostra têm sido revisadas e modificadas a cada montagem, adaptando-se às características do espaço.

A exposição surgiu com o convite do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, para realizar uma mostra no Salão do Olho.  “A ideia era fazer uma exposição completa, abrangendo todas as suas atuações, com o intuito de desmistificar e elucidar vida e obra. Para dar a sensação de mergulhar na cabeça de um criador: o vasto repertório como letrista e compositor, recortes específicos das facetas como jornalista, publicitário e crítico por meio de originais (manuscritos e datilografados), entrevistas, cartas, documentos pessoais, crônicas de jornais, fotografias e vídeos”, conta Aurea Leminski

Em 2013, a carreira de Leminski experimentou um renascimento com o lançamento pela Companhia das Letras da cultuada coletânea “Toda Poesia”, best-seller com a obra poética completa, organizada por Alice Ruiz, que acompanhou toda a produção. Esse trabalho apresentou o autor para toda uma nova geração de leitores. Neste ano, o seu trabalho ganha também maior projeção internacional com novas versões que foram publicadas na Itália, Espanha, Argentina e Estados Unidos. 

Baixe o songbook de modo gratuito.

Paulo Leminski nasceu em Curitiba. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta — além de faixa preta de judô. É autor de "Caprichos e relaxos" e "Catatau", entre outros. Teve composições gravadas por artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção. Em 2013, a Companhia das Letras publicou Toda poesia, uma reunião de sua obra poética completa.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 13 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895