Peça acessível "O Musical da Passarinha" ganha temporada on-line

Peça acessível "O Musical da Passarinha" ganha temporada on-line

Com trama poética e delicada, trata de temas como encontros e despedidas, realização de sonhos e a descoberta da própria voz

Correio do Povo

Apresentações ocorrem sempre às 15H; aos sábados com tradução em Libras e domingos, com audiodescrição.

publicidade

Pensado para discutir e promover o acesso de todas as pessoas – com ou sem deficiência – ao teatro, “O Musical da Passarinha”, com texto, letras e direção geral de Emílio Rogê, que estreiou no último final de semana, no Teatro Sérgio Cardoso (São Paulo), ganha temporada on-line, com sessões sempre às 15h, sábados com tradução em Libras e domingos, com audiodescrição. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla. 

“Estamos contando uma história que leva em consideração a vontade de chegar ao maior número de crianças possível, pensando em suas singularidades e necessidades. Foi preciso inventar uma nova gramática teatral, em que nenhum sentido seja destacado em detrimento de outro. Como cantar para quem não ouve? Aprendemos Libras! Como mostrar a encenação para quem não vê? Estamos conhecendo e entendendo a audiodescrição. Assim, formatamos o texto para todas essas linguagens, que, para nós artistas, são pouco conhecidas. E é nosso dever aprendê-las”, conta Rogê. O professor de Libras, inclusive, tornou-se parte do elenco. Harry Adams é um ator surdo, muito apaixonado pelas artes cênicas, que tem sido fundamental no processo de criar um espetáculo totalmente inclusivo. Juntam-se a ele os atores e atrizes Júlia Sanchez, Ananza Macedo, Stacy Locatelli, Felipe Hideky, Luísa Grillo e Daniel Costa. 

Na trama, o público conhece personagens delicados e sonhadores: a menina Rita deseja conhecer o teatro, mesmo vivendo em uma cidade onde não existe o palco; sua mãe Carmen gostaria de voar; e seu melhor amigo Miguel, que é surdo, quer dançar. Certo dia, algo milagroso acontece, e esse trio recebe a visita de uma cantora de ópera. Depois desse encontro, a vida ganha outros contornos e voos, convidando os espectadores a descobrir e a imaginar novas possibilidades.  A direção musical e arranos são assinados por Eric Jorge, que é responsável pela música, ao lado de Kiko Pessoa. 

Sinopse
A história da Passarinha acontece em uma pequena cidade do interior que não tem teatro. Lá mora uma menina que quer muito conhecer essa arte, uma mulher que tem o nome de ópera e sonha em voar e um menino surdo que quer dançar. Um dia, quase que por milagre, eles recebem a visita de uma cantora de ópera. Depois dessa visita-ave-música, a vida ganha outros contornos, outros voos. A personagem convida o espectador a descobrir e imaginar. Descobrir, por exemplo, o espaço entre a palavra, o som e o silêncio. E imaginar respostas, porque ela traz boas perguntas. 
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895