Peça com Matheus Nachtergaele estreia no Porto Alegre em Cena

Peça com Matheus Nachtergaele estreia no Porto Alegre em Cena

“Processo de Conscerto do Desejo” tem sessões nesta terça e quarta

Vera Pinto

Ator sobe ao palco acompanhado de dois músicos

publicidade

Em 1968, quando a poeta Maria Cecília Nachtergaele morreu, seu filho, Matheus Nachtergaele, tinha apenas três meses de idade. Hoje com 48 anos, o ator e diretor consagrado no cinema, televisão e teatro, presta uma delicada homenagem a sua mãe, em “Processo de Conscerto do Desejo”, em que recita seus poemas e canta suas músicas preferidas, acompanhado de Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino). Pelo 23º Porto Alegre em Cena, o espetáculo está em cartaz nesta terça e na quarta, às 21h, no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665). Os ingressos custam R$ 80.

Com um concerto, o artista busca consertar desejos, tendo como material os textos de autoria de sua mãe, que recebeu na adolescência, de seu pai. “Ao tocar num assunto tão pessoal, sinto que tangencio a linha do trágico. De certa forma nós, humanos, não perdoamos o fato de a morte existir. Nascemos na certeza de morrer um dia, é terrível. Por isso o suicídio é uma afirmação de livre arbítrio inaceitável. Na peça não pretendo resolver esse enigma, mas celebrar a beleza que nos resta, sempre, após as tragédias cotidianas”, afirma.

Repleto de emoção, no monólogo que transcorre na primeira pessoa, Matheus celebra a beleza do amor e exorciza uma dor. “Veja a pérola: em primeiro lugar, formada pela dor da ostra. Envolve de material precioso um machucado. Depois, lapidada pelo homem, vira poesia preciosa. Assim é a arte”, compara o ator. O repertório é composto por clássicos mundiais e uma composição alegre, feita especialmente pelo trio.

“É claro que ser filho de uma poeta suicida me marca e me forma, me ensina e me deforma, mas todo mundo tem sua história de vida. Isso é lindo. Não quero e não devo explicar nada, mas dançar e cantar diante do mistério da vida!”, diz Matheus. No palco, faz algo bonito com os poemas, guardados até então, usando o teatro para rir e chorar da vida, com a cumplicidade do público.




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895