Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti

Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti

Editor tem mais de 20 anos de experiência

AE e Correio do Povo

Pedro Almeida assume o posto que antes era de José Armando Bagolin

publicidade

Editor com mais de 20 anos de experiência, Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti. Mais tradicional premiação do mercado editorial, o Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro e passou por mudanças polêmicas em sua última edição, sob a curadoria de José Armando Bagolin, que deixou o cargo antes da cerimônia. Uma delas foi a junção das categorias infantil e juvenil. O conselho curador será formado por Mariana Mendes, Camile Mendrot, Cassius Medauar, Marcos Marcionilo.

Sócio-proprietário da empresa Faro Editorial, Pedro Almeida é jornalista e professor de Literatura e possui especialização em Marketing pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira nacional e internacional, o profissional já trabalhou na gestão de editorias de pequeno e médio porte, nas áreas de ficção, não ficção e autoajuda.

Membro do Conselho Curador do Jabuti, Almeida agora está à frente da premiação, após a saída polêmica do antigo curador do evento, Luiz José Armando Bagolin, que deixou o cargo em 2018 após ter dados declarações homofóbicas.

Grande referência no mundo da Literatura no país, o Prêmio Jabuti foi idealizado em 1958 por Edgar Cavalheiro, na época em que ele presidia a Câmara Brasileira do Livro (CBL). No ano passado, o evento completou 60 anos e tem como diferencial a sua abrangência, que valoriza não somente os escitores, mas também todas as áreas que se envolvem na produção de um livro.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895