Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti
capa

Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti

Editor tem mais de 20 anos de experiência

Por
AE e Correio do Povo

Pedro Almeida assume o posto que antes era de José Armando Bagolin

publicidade

Editor com mais de 20 anos de experiência, Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti. Mais tradicional premiação do mercado editorial, o Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro e passou por mudanças polêmicas em sua última edição, sob a curadoria de José Armando Bagolin, que deixou o cargo antes da cerimônia. Uma delas foi a junção das categorias infantil e juvenil. O conselho curador será formado por Mariana Mendes, Camile Mendrot, Cassius Medauar, Marcos Marcionilo.

Sócio-proprietário da empresa Faro Editorial, Pedro Almeida é jornalista e professor de Literatura e possui especialização em Marketing pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira nacional e internacional, o profissional já trabalhou na gestão de editorias de pequeno e médio porte, nas áreas de ficção, não ficção e autoajuda.

Membro do Conselho Curador do Jabuti, Almeida agora está à frente da premiação, após a saída polêmica do antigo curador do evento, Luiz José Armando Bagolin, que deixou o cargo em 2018 após ter dados declarações homofóbicas.

Grande referência no mundo da Literatura no país, o Prêmio Jabuti foi idealizado em 1958 por Edgar Cavalheiro, na época em que ele presidia a Câmara Brasileira do Livro (CBL). No ano passado, o evento completou 60 anos e tem como diferencial a sua abrangência, que valoriza não somente os escitores, mas também todas as áreas que se envolvem na produção de um livro.