Personalidades assinam manifesto pela proteção dos índios na Amazônia contra o coronavírus

Personalidades assinam manifesto pela proteção dos índios na Amazônia contra o coronavírus

Um vídeo produzido por Fernando Meirelles e divulgado por Gisele Bündchen será lançado neste domingo com mais de 65 personalidades

Imagem do 'Manifesto Indígena 2020', promovido por Sebastião Salgado

publicidade

O "Manifesto Indígenas 2020",  organizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, faz um alerta ao governo sobre a proteção dos indígenas do Brasil da contaminação do COVID-19.⠀Já assinaram o documento nomes internacionais e nacionais, como Paul McCartney, Madonna, Brad Pitt, Richard Gere, Meryl Streep, Gleen Close, Oliver Stone, Pedro Almodóvar, Alfonso Cuarón, Mario Vargas Llosa, Ai Weiwei, Wim Wenders, Renzo Piano, Juliette Binoche, Alejandro González Iñarritu, Alfonso Cuarón, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, João Carlos Martins, dentre outros.

O manifesto pede ao presidente da república, Jair Bolsonaro, além dos presidentes da Câmara e do Senado, que atuem para impedir que o coronavírus se espalhe em aldeias indígenas. O receio é que a contaminação provoque um número muito grande de mortes e dizime os povos originários do país. O aumento do número de invasões em terras indígenas durante a pandemia também é denunciado no texto.

Para Sebastião Salgado, só a pressão internacional, como a que foi feita, no ano passado, durante as queimadas fora de controle na Amazônia, pode forçar uma mudança na política indigenista: “eu espero que todas as pessoas de boa vontade assinem para que o nosso corpo legislativo veja a importância do número de pessoas preocupadas com o que está acontecendo hoje na Amazônia”. A petição pode ser assina no link bit.ly/indigenas_2020.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895