Pesquisador lança livro sobre Simões Lopes Neto em Porto Alegre

Pesquisador lança livro sobre Simões Lopes Neto em Porto Alegre

Jocelito Zalla lança "Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho: Literatura e memória histórica no sul do Brasil" nesta quinta, 18h30min, no Museu da Ufrgs

Arte & Agenda

Jocelito Zalla e o livro que será lançado nesta quinta-feira, na capital gaúcha

publicidade

O livro "Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho: Literatura e memória histórica no sul do Brasil" (Oikos, 2022, 320 páginas) será lançado nesta quinta-feira, 22 de setembro, a partir das 18h30min no Museu da Ufrgs (Avenida Osvaldo Aranha, 277 - Porto Alegre / RS).  A obra é fruto da pesquisa de Jocelito Zalla sobre o escritor pelotense e a construção da identidade gaúcha para a região, originalmente parte de sua tese de doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O título integra a Coleção ANPUH/RS, da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História. Após a sessão de autógrafos, será realizado, às 19h30min, um bate-papo sobre literatura gaúcha com o professor convidado Luís Augusto Fischer (Instituto de Letras/Ufrgs). A obra originalmente a primeira parte da tese de doutorado em História Social de Zalla, “A invenção de Simões Lopes Neto” (UFRJ, 2018), apresenta uma nova leitura da trajetória e da obra do famoso escritor pelotense. Ambas inseridas em seu contexto geopolítico e sociocultural fronteiriço/pampiano, o que permitiu recolocar em debate a construção coletiva da identidade gaúcha para o estado sulino.

Com enfoque na Primeira República, Jocelito Zalla reconsiderou as tradições letradas local, nacional e rio-platense do oitocentos na perspectiva de leitura de Simões Lopes Neto, mostrando seus diálogos e apropriações, além de suas intervenções historiográficas, folcloristas e literárias na definição da memória histórica do Rio Grande. Para isso, também avaliou a biografia do autor em termos sociológicos, questionando o lugar comum de seu fracasso literário em vida, o que revelou um autor respeitado na região e conhecido nacionalmente, apesar de sua dissidência do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) e os consequentes embates com o poder político local.

Jocelito Zalla é bacharel, licenciado e mestre em História pela Ufrgs. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio na Université Paris-Sorbonne. É professor do Colégio de Aplicação, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Ufrgs. Ele pesquisa História do Brasil República, História Cultural, Historiografia e História da Literatura. Zalla é autor de "O centauro e a pena: Barbosa Lessa e a invenção das tradições gaúchas" (Editora da Ufrgs, 2018).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895