Petição solicita remoção de estátua de Woody Allen em cidade na Espanha

Petição solicita remoção de estátua de Woody Allen em cidade na Espanha

Organização Feminista de Asturias fez pedido ao governo de Oviedo em meios a acusações de assédio

Correio do Povo

Estátua em bronze foi construída em 2003

publicidade

Não é nenhum segredo que Woody Allen amou a cidade de Oviedo. O cineasta de 83 anos descreveu a municipalidade no norte da Espanha como "deliciosa, exótica, bela, limpa, amável e apropriada para pedestres", e rodou seu aclamado filme "Vicky Christina Barcelona", de 2008, lá. O local retribui o zelo e, em 2002, ele foi condecorado com o prêmio mais prestigiado das artes do país, o "Príncipe de Astúrias". Um ano depois, o governo inaugurou uma estátua em tamanho real do diretor em uma rua de comércio.

Agora, um grupo de mulheres quer que o tributo seja retirado. O pedido vem por meio de uma petição à administração da cidade em função das alegações de que o diretor teria molestado Dylan Farrow quando ela tinha sete anos, em 1992. A menina foi adotada pelo cineasta e Mia Farrow, sua ex-namorada, e o abuso teria sido um dos motivos do rompimento da relação. Na semana passada, Dylan reafirmou a história e pediu que o mundo acreditasse nela. Em resposta, Allen negou as acusações e afirmou que a garota "aproveita cinicamente do movimento antiassédio para relançar acusações desacreditadas".

A Organização Feminista de Asturias, requerente da remoção da estátua, diz que o homenageado é um "abusador e pervertido". Representantes de Oviedo já afirmaram que considerarão a proposta em uma futura reunião. Construída em em bronze pelo artista espanhol Vincente Menendez Santarua, a escultura tornou-se um ponto turístico local e o próprio cineasta já passou por lá para tirar fotos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895