Plateia se transforma em coral em ‘Porto Alegre, vem cantar!’

Plateia se transforma em coral em ‘Porto Alegre, vem cantar!’

O maestro ensina arranjos vocais faceis e todos os presentes cantam juntos, em espetáculo neste domingo, dia 25 de fevereiro

Correio do Povo

Mastro Gabriel Machado com os músicos Jean Carlo Godoy, Luciano Freitas e Filipe Narcizo no projeto 'Vem cantar'

publicidade

A 2º edição do “Porto Alegre, vem cantar!”, um espetáculo em que a plateia será a estrela, se transformando em um coral com centenas de vozes, será realizada no domingo, dia 25 de fevereiro, às 19h, no Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250). No encontro, o maestro Gabriel Machado ensina arranjos vocais que podem ser aprendidos rapidamente, assim todos descobrem a beleza que a união de vozes é capaz de criar.

Os ingressos para participar custam a partir de R$ 80 inteiro e R$ 40 meia-entrada e podem ser adquiridos no site Guiche Web. O show faz parte da turnê ‘Vem Cantar!’, que já passou por Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Goiânia, Brasília e São Paulo levando canto coral de maneira presencial e acessível.

Canto em coral

Depois de passar uma temporada nos Estados Unidos para fazer um mestrado em regência coral, Machado retornou ao Brasil com um objetivo: espalhar mais canto em todo canto do Brasil. Segundo, ele nos EUA mais de 10% da população canta em coral, por que no Brasil o cenário é tão diferente, com tão poucos coros? Seria por falta de vontade de cantar do brasileiro, ou por falta de oportunidades?

Gabriel Machado
Após dedicar mais de 20 anos ao estudo da arte musical, Gabriel Machado fundou o Coral Nacional Virtual, o Alma Coralis e os eventos Vem Cantar!. Seu objetivo é desenvolver o canto coral no Brasil e fazer com que cada vez mais pessoas cantem, que cada vez mais as pessoas se unam através da música, que cada vez mais as pessoas saibam sentir e entender umas às outras. Ele acredita que canto coral é uma das mais lindas formas de fazer tudo isso, e por isso leva avante a missão de espalhar mais canto por todo canto do Brasil.

Durante seus estudos de pós-graduação na Universidade do Arizona, foi diretor artístico do Faculty/Staff Choir e atuou como regente dos coros University Singers, Recital Choir, Kantorei e Honor Choir, conferindo-lhe uma vasta experiência como regente coral, regendo coros de câmara, coros mistos, coro feminino assim como obras para coro e orquestra. Já participou de masterclasses no Brasil, Japão, Estados Unidos e Romênia, com bolsas de estudos para os últimos dois fornecidas pela Universidade do Arizona.

No Brasil, fundou e dirigiu o Coro de Câmara Kintsugi, e trabalhou como regente assistente da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná. Além disso, trabalhou como pianista correpetidor para o Coro da Universidade Federal do Paraná, assim como foi pianista e regente assistente bolsista do Coral Lunaire, também da UFPR.

Machado é mestre em Regência pela Universidade do Arizona (EUA), bacharel em Produção Sonora e licenciado em música pela UFPR.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895