“Plauto, um sopro musical” ganha trailer e data de estreia

“Plauto, um sopro musical” ganha trailer e data de estreia

O longa-metragem, com um retrato sobre a notável carreira do flautista gaúcho Plauto Cruz, chega aos cinemas no dia 5 de outubro

Correio do Povo

Plauto Cruz foi um dos mais eminentes músicos gaúchos, amplamente reconhecido como o principal flautista do Brasil por vários especialistas

publicidade

“Plauto, um Sopro Musical”,  retrata a notável trajetória de Plauto Cruz (15 de novembro de 1929 - 28 de julho de 2017), um dos mais eminentes músicos gaúchos, amplamente reconhecido como o principal flautista do Brasil por muitos. Com trailer divulgado hoje, dia 26, o longa chega aos cinemas em 5 de outubro com direção de Rodrigo Portela. O documentário com partes ficcionais relembra a vida e obra de Plauto Cruz, o rei da flauta no “choro” no Brasil.

Plauto Cruz tocou ao lado de grandes personalidades da música brasileira, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Ângela Maria, Carlos Galhardo, somando mais de 40 discos gravados. O documentário teve sua première no 47º Festival de Cinema de Gramado. Com produção da Guarujá Produções, o longa será distribuído pela Lança Filmes.

O choro surgiu no Brasil no século 19 e dentro dessa trajetória podemos nominar alguns dos principais nomes do início desse ritmo musical como Henrique Alves de Mesquita, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e Ernesto Nazareth. Na virada do século, surge Pixinguinha e seu contemporâneo Octávio Dutra, nascido em Porto Alegre, reconhecido por criar uma cena musical única na capital gaúcha. Inspirados por esse ritmo e as histórias de Plauto Cruz surge em 2012 o grupo Sexteto em Porto Alegre com Mathias Berharends Pinto, responsável pela trilha sonora do longa.

Sinopse: Plauto Cruz foi um dos grandes difusores do choro e é considerado o melhor  flautista brasileiro. Com uma carreira brilhante, iniciada nas décadas de 1940 e 1950, durante a chamada “Era de Ouro do Rádio”, Plauto harmonizou sua flauta ao lado de destacadas personalidades da música brasileira, como  Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo e Silvio Caldas. O documentário celebra o legado sonoro que ele deixou para as gerações futuras, transformando notas em memórias e melodias em eternas inspirações. "A música é mais que uma paixão, é uma amizade sublime, uma fonte inesgotável de maravilhas na vida." Esta é a filosofia musical que ecoa na trajetória de Plauto Cruz.

Sobre o diretor Rodrigo Portela:

Diretor e roteirista de Porto Alegre/RS, Rodrigo Portela já escreveu e dirigiu curtas-metragens como "Continuidade" (1997), "Só algumas cenas" (2000), “Rango” (2007), “Reflexo” (2017). Coescreveu o longa "Noite de São João" (2003), de Sérgio Silva. Atualmente dirige filmes para publicidade e cinema e estreou em festivais seu primeiro longa-metragem, “Plauto – Um Sopro Musical” em 2019.

Veja trailer: 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895