Polêmica com Sean Penn marca estreia de "Quando Conheci El Chapo" na Netflix

Polêmica com Sean Penn marca estreia de "Quando Conheci El Chapo" na Netflix

Ator disse que série documental coloca sua segurança em risco e exigiu edições no conteúdo

Correio do Povo

Ao lado da atriz mexicana Kate Del Castillo, Penn se encontrou com o traficante em 2015

publicidade

A série documental "Quando Conheci El Chapo" estreou na Netflix nesta sexta-feira em meio a uma polêmica envolvendo o ator Sean Penn. O título centra-se no episódio de outubro de 2015, quando o artista norte-americano e a atriz mexicana Kate Del Castillo tiveram uma audiência com um dos homens mais procurados do mundo, o narcotraficante Joaquín Guzmán Loera, também conhecido como El Chapo. De acordo com informações reveladas pelo jornal The New York Times, Penn solicitou por meio de seu advogado Theodore J. Boutrous Jr que o serviço de streaming editasse o programa, do qual ele não participa, sob o pretexto de que colocaria sua vida em risco.

Além disso, Penn acredita que o documentário deixa a ideia implícita de que ele ajudou as autoridades do Departamento de Justiça a capturar o criminoso. Via e-mail, seu porta-voz Mark Fabiani disse que é “repreensível que, em seus contínuos e implacáveis esforços para obter atenção e publicidade adicionais, a Sra. Del Castillo e sua equipe procuraram criar esta narrativa profundamente falsa, tola e imprudente”. “A noção de que o Sr. Penn ou qualquer pessoa em seu nome alertou Departamento de Justiça dos Estados Unidos para a viagem é uma fabricação completa e uma mentira. Nunca aconteceu, nem teria havido nenhuma razão para isso ter acontecido”, disse.

• Reunião de Sean Penn com "El Chapo" não é ilegal, diz especialista defensor de jornalistas

A empresa não acatou o pedido e manteve o programa inalterado. Para muitos nos Estados Unidos, Kate foi inicialmente uma personagem confusa na história, mas "The Day I Met El Chapo" examina seu papel na facilitação da reunião. A série começou no ano passado, quando a mulher encontrou-se com o produtor David Broome e eles decidiram fazer algo que se concentrasse em seu lado da história. "Seu ponto de vista realmente nunca tinha sido dito", disse Broome em entrevista, também garantindo que “nunca dissemos isso no documentário, que Sean Penn está em conluio com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos".

Além da atriz, seus amigos e familiares são entrevistados, junto com jornalistas e autoridades policiais. Broome disse que ele e Netflix tentaram obter a participação de Penn, mas não receberam um resposta. Contudo, no final de setembro, quando o vídeo já estava finalizado, um dos advogados do ator solicitou que ele pudesse ver o filme, alegando que pedidos semelhantes do agente Bryan Lourd haviam sido ignorados anteriormente.

• Sean Penn lamenta que entrevista com El Chapo não motivou debate sobre drogas

Depois que a estrela de filmes como “Milk: a voz da igualdade” e “Sobre meninos e lobos” assistiu à produção, disse que queria ser entrevistado e exigiu que alterações fossem feitas. Em uma carta enviada à Netflix, os advogados relatam que Kate estava fornecendo uma versão "imprudente, enganosa e egoísta" dos fatos. "É profundamente decepcionante que a Netflix e seus clientes tenham escolhido ignorar o perigo extremo que estão criando conscientemente", escreveu ele.  

A Netflix se manifestou em um comunicado sobre o caso afirmando que "Penn teve oportunidade em múltiplas ocasiões de participar de ‘Quando Conheci El Chapo’ e não o fez” e que o fato dele poder correr qualquer perigo físico é resultado de sua decisão de se encontrar com El Chapo em 2015. “Os eventos em torno do agora infame encontro foi bem coberto (pela imprensa), incluindo o próprio Penn na Rolling Stone e seus muitos comentários públicos desde então. O único terreno novo no qual estamos andando com essa série é dar a Kate a chance de contar o seu lado dessa história mais estranha que ficção”, concluiu.

Assista ao trailer de "Quando Conheci El Chapo":
 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895