Porto Alegre ganha novo espaço dedicado ao Jazz no Quarto Distrito

Porto Alegre ganha novo espaço dedicado ao Jazz no Quarto Distrito

Abertura do Grezz será no dia 5 de outubro, com show do trompetista norte-americano Chief Xian Atunde Adjuah, em sua primeira apresentação na cidade

Correio do Povo

trompetista norte-americano Chief Xian Atunde Adjuah, indicado para seis prêmios Grammy e duas vezes vencedor do Prêmio Edison

publicidade

Em outubro, a cena cultural e musical de Porto Alegre terá um novo ponto de encontro. O Grezz abre suas portas na Rua Almirante Barroso, 328, no Bairro Floresta, no Quarto Distrito. O espaço terá palco para shows, bar e restaurante, além de coworking e estúdio de gravação. 

A iniciativa é dos sócios Rafael Rhoden, produtor e realizador do POA Jazz Festival e CEO da Flyaudio; Bruno Klein, engenheiro de áudio que trabalha no mercado gaúcho há mais de 40 anos; e Lúcio Vargas, músico e técnico de som, que já trabalhou com importantes artistas do Brasil e exterior.

A inauguração será no dia 5 de outubro, com show do trompetista de jazz norte-americano, multi-instrumentista, compositor e produtor Chief Xian Atunde Adjuah. Inicialmente conhecido como Christian Scott, uma das revelações da música internacional nas últimas décadas, vem pela primeira vez a Porto Alegre com trabalho que amplia a linguagem do jazz, incorporando elementos da música africana.

Ele foi indicado para seis prêmios Grammy e duas vezes vencedor do Prêmio Edison – prêmio holandês de música, comparável ao Grammy.  Também foi nomeado o Inovador do Ano da Jazz FM e o Trompetista do Ano da Jazz Journalists Association. É sobrinho do lendário saxofonista Donald Harrison Jr, com quem iniciou os estudos aos treze anos de idade.  

Os ingressos variam de R$ 60 a R$ 150 e estão à venda pelo Sympla.

Da Antiga Fábrica de Botões ao Grezz

O local escolhido para sediar o Grezz era, originalmente, uma fábrica de botões de roupas, construída nos anos 1930. O projeto atual foi desenvolvido pelas arquitetas Cilulia Freitas e Camila Franarin. O conceito industrial aplicado preservou paredes, janelas e parte da estrutura original, mas trouxe modernidade com materiais termo acústicos, iluminação natural com cobertura translúcida, ferro, vidro e madeira. 

O espaço comporta até 300 pessoas, e a disposição do público poderá variar conforme a proposta de cada espetáculo, podendo ter mesas, apenas cadeiras, ou parte com mesas e parte em pé.

O palco é móvel e modular, dando uma perspectiva efêmera para o espaço. Comporta diferentes formações, podendo chegar a 8m X 4m. Desta forma, traz inovação para o público, possibilitando a alteração da estrutura a cada show.

O local dispõe de um avançado sistema de som, com 32 canais e um imponente PA Line Array, estrategicamente ajustado para garantir que o som seja reproduzido com perfeição em todos os cantos do salão, proporcionando um conforto auditivo excepcional.  Os camarins foram projetados para proporcionar o máximo de conforto aos artistas, criando um ambiente relaxante antes de suas apresentações. 

A casa contará com um piano de cauda e uma banda residente formada por Antonio Flores (guitarra e violão), Bruno Silva (Trompete), Lucas Esvael (contrabaixo), Luís Henrique New (maestro, piano e teclados) e Zé Montenegro (bateria). Haverá vocalistas convidados. Entre os confirmados para o mês de abertura da casa estão Andréia Cavalheiro, Adriana Deffenti e Moreno Moraes.

Contando com a expertise adquirida junto a cena musical, como produtor e realizador do POA Jazz Festival e CEO da Flyaudio, Rafael Rhoden faz a curadoria dos shows, selecionando artistas.

Programação 

O local deverá receber de 16 a 18 shows por mês. Em outubro, já estão confirmados Lorenzo Thompson (USA) & Bruno Marques Band, no dia 12; e Thiago Espírito Santo, no dia 26.

A agenda completa poderá ser conferida no site e redes sociais do espaço: @grezzpoa e grezz.art.br. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895