Porto Alegre recebe exposição com fotografias de Gutemberg Ostemberg
capa

Porto Alegre recebe exposição com fotografias de Gutemberg Ostemberg

Mostra entra em cartaz neste sábado no Espaço Cultural Correios

Por
Correio do Povo

Exposição Conexões Contemporâneas com fotografias Gutemberg Ostemberg no Espaço Cultural Correios

publicidade

Porto Alegre recebe, neste sábado, a exposição Conexões Contemporâneas com fotografias de Gutemberg Ostemberg no Espaço Cultural Correios (avenida Sete de Setembro, 1020).

Com curadoria do artista plástico, Fabio André Rheinheimer, a mostra reuniu 32 obras do fotógrafo que se inspirou em nomes como Cartier-Bresson, Ansel Adams e Sebastião Salgado para compor suas criações artísticas. 

Elementos da natureza

Para Rheinheimer, as Conexões Contemporâneas propostas por Ostemberg partem da interação de elementos aparentemente desconexos que se apresentam enquanto fragmentos de um processo ainda em transição.

“Com base nas obras deste profissional são apresentadas outras conexões, com fragmentos de histórias dos lugares vivenciados pelo artista (com especial atenção aos elementos da natureza: terra, água, fogo e ar), e que, pontualmente, remetem ao versos do filósofo Empédocles, que inaugura a forma pluralista de pensar a Natureza, em seus vários elementos”, disse Rheinheimer.

Em seu percurso investigativo, o artista mato-grossense, radicado no Rio Grande do Sul, interage com elementos provenientes de lugares distintos, segundo novas associações. “As conexões são estabelecidas até mesmo antes de as imagens serem produzidas, quando a percepção sobre determinadas coisas e sentimentos, ainda que em pensamento, aliam-se à possibilidade da formação de uma foto”, descreveu.