Porto Alegre sedia Prêmio Açorianos de Música

Porto Alegre sedia Prêmio Açorianos de Música

Cerimônia ocorre às 20h30min no Auditório Araújo Vianna com entrada franca

Correio do Povo

publicidade

Será nesta terça-feira, a partir das 20h30min, a cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Música 2012, a maior premiação da música no Rio Grande do Sul. O evento será no Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, s/n), em Porto Alegre, com entrada franca.

O prêmio mapeia a produção fonográfica gaúcha referente ao ano de 2012. Neste ano, foram inscritos 177 trabalhos em dez categorias, distribuídos em cinco gêneros musicais (pop, MPB, regional, instrumental e erudito), totalizando o maior número de inscrições dos últimos cinco anos. Na edição deste ano foram indicados como homenageados do Prêmio Telmo de Lima Freitas e Adelar Bertussi, pelos serviços prestados à comunidade musical gaúcha em 80 anos de vida. As menções especiais serão dadas aos seguintes indicados: ao roqueiro Mutuca Weyrauch, pelos 45 anos de carreira; ao Opinião, por seus 30 anos de atividades; a Orquestra Villa-Lobos; e ao Projeto Tamburilando Canções, do violonista Felipe Azevedo. Para julgar os trabalhos inscritos, formou-se um júri composto por profissionais da imprensa, músicos e formadores de opinião distribuídos num primeiro momento em categorias temáticas, para depois fazer a seleção final dos classificados e escolhidos.

Na categoria DVD do Ano, concorrem “Cidade Baixa ao Vivo”, de Fausto Prado e Caetano Silva; “O Tropeiro da Música Gaúcha”, de Adelar Bertussi; “Par ou Ímpar ao Vivo”, de Kleiton & Kledir e Grupo Tholl; e “São Chico”, de Quiçá, Se Fosse. Concorrem como Espetáculo do Ano “30 Anos de MPG”; “Dido e Enéias”, do projeto Ópera na Ufrgs; “Memórias - Uma Homenagem a Carlinhos Hartlieb”, de Marcelo Delacroix e convidados; “Redondas”, de Alex Alano; e “Xaxados e Perdidos”, de Simone Rasslan. Na categoria Disco Infantil, estão na disputa “Musicalização”, da Escola Tio Zequinha; “Par ou Ímpar Ao Vivo”, de Kleiton & Kledir e Grupo Tholl; “Projeto Musical Lendas do Brasil”, do grupo homônimo; e “Queremos uma Ciclovia”, de Vanessa Longoni, Ana Prada, Queyi, Luke Faro, Gustavo Ferreira, Marcelo Corsetti, Veco Marques, Matheus Kleber e Angelo Primon. Outras categorias são Arranjador, Produtor Musical, Projeto Gráfico, Revelação do Ano, Disco, intérpretes e instrumentistas em vários gêneros, entre outros.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895