Porto Verão Alegre 2024: Arnaldo Antunes, Fernanda Takai e Hermeto Pascoal são algumas das atrações

Porto Verão Alegre 2024: Arnaldo Antunes, Fernanda Takai e Hermeto Pascoal são algumas das atrações

Confira os shows e espetáculos musicais que integram o festival, realizado de 10 de janeiro a 8 de fevereiro, em vários espaços culturais da cidade

Luciana Vicente

Para encerrar o PVA, no dia 8 de fevereiro, o genial e gigante Hermeto Pascoal e seu grupo Nave Mãe prometem performance cênica-musical

publicidade

Em sua emblemática marca de 25 anos, o Porto Verão Alegre se consolida como um dos maiores festivais multiculturais da América Latina. Com uma abertura para diversas expressões artísticas, a programação deste ano traz uma seleção especial de shows. Poderão ser conferidas apresentações de artistas como Hermeto Pascoal, Arnaldo Antunes, Fernanda Takai, Letrux e Maria Luiza Jobim, e de nomes conhecidos dos gaúchos, como Nei Lisboa, Shana Müller, Nina Nicolaiewsky, Luana Pacheco e Luciano Leães.

A atração internacional vem da Noruega: o trio Gard Nilssen Acoustic Unity. E, além dos shows, o PVA oferecerá uma variedade de espetáculos cênicos musicais, como "O Fino da Fossa" e "Comentários a respeito de Belchior".

Os ingressos já estão à venda no site do festival.

A atração internacional está com o trio Gard Nilssen Acoustic Unity, indicado ao Grammy, e que apresentará no dia 21 as canções de seu álbum de estreia “Elastic Wave”. Foto: Marthe Amanda Vannebo / Divulgação / CP

Zé Victor Castiel, um dos idealizadores e organizadores do PVA, destaca o compromisso em proporcionar uma experiência cultural única ao público. Ele ressalta que o festival espera receber um público de 40 mil pessoas para conferir as 137 atrações, entre os dias 10 de janeiro e 8 de fevereiro, distribuídas em espaços da Capital. Castiel convida o público a revisitar os espetáculos que ama, mas também explorar as 17 estreias e shows que o festival oferecerá. Sua dica é para as pessoas ampliarem suas experiências culturais indo conferir as novidades.

O Átrio do Farol Santander (Siqueira Campos, 1125), no Centro Histórico, será palco da jornada musical, que se inicia no próximo dia 12, com “Alfabeto Sonoro”, protagonizado pela cantora Letrux. Em um cenário intimista, composto por piano, violão e voz, a artista conduzirá o público por especulações sonoras e poéticas, explorando o universo do alfabeto. No dia 18, será a vez de Dessa Ferreira e Nina Nicolaiewsky compartilharem o palco, apresentando canções autorais e composições de artistas latinas. “Canto de América”, dia 14, traz Shana Muller e músicos oferecendo uma viagem pelos sons, sotaques, ritmos e histórias da América Latina, passando pela Argentina, Uruguai, Peru, Venezuela, Paraguai e Cuba.

Quem gosta de dançar poderá conferir o “Jazzcoteca”, no dia 19, com o grupo carioca Jazz das Minas e o duo Luana Pacheco e Luciano Leães. Juntos, apresentarão um show que combina ritmos de jazz super dançantes e animados com happenings que transportam os participantes para a atmosfera extravagante da Era de Gatsby. A oportunidade de vivenciar a sonoridade do trio norueguês Gard Nilssen Acoustic Unity, indicado ao Grammy, será no dia 21. O grupo apresentará as canções de seu álbum de estreia “Elastic Wave”. Conhecido do público gaúcho, Nei Lisboa apresentará um mix de seus últimos trabalhos e de seus hits, como “Telhados de Paris” e “Cena beatnik”, no dia 23.

Dia 25, Maria Luiza Jobim apresenta-se pela primeira vez em Porto Alegre. Filha do maestro Tom Jobim, ela mostrará canções de seu novo álbum, “Assim é Azul”, que narra o seu retorno ao Rio de Janeiro e o resgate da paixão pelo mar e pela cidade.

Para encerrar janeiro, no dia 30, tem talk show da cantora e escritora Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu, mesclando música e literatura.

Fernanda Takai estará em show e bate-papo no dia 30. Foto: Tibério França / Divulgação / CP

Em fevereiro, dia 1, Arnaldo Antunes fará um show recheado de seus sucessos, como “A Casa é Sua”, “Socorro”, “Passa em Casa” (Tribalistas), “O Pulso” (Titãs), e “Comida” (Titãs). Para encerrar o PVA, no dia 8 de fevereiro, o genial Hermeto Pascoal e seu grupo Nave Mãe prometem uma performance cênica na qual tudo é possível musicalmente.

O Instituto Ling (João Caetano, 440) receberá quatro shows, sendo o primeiro o musical “Notas do Pop ao Jazz”, idealizado pelo guitarrista Daniel Nodari, nos dias 10 e 11 de janeiro. O repertório instrumental faz uma fusão entre standards e pop music, com estruturas musicais do jazz e jazz fusion. Show conhecido do público, “Beatles em Concerto” se utiliza da linguagem de concerto para tocar Beatles. Em cena, Ayres Potthoff, Daniel Wolff e Rodrigo Alquati, de 23 a 27. Também no dia 27, Tum Toin Foin apresenta “Flicts”, show com a trilha feita por Arthur e Roberto Oliveira para a adaptação do livro “Flicts”, de Ziraldo. Já, no dia 29, Femur/ Imago mostra sua investigação melódica entre o orgânico e eletrônico.

O Centro Histórico Santa Casa (Independência, 75) será palco para “Comentários a Respeito de Belchior”, com Luciano Alves, Jeffy Ferreira e Marcelo Masina, no dia 13, prestando tributo à obra de Belchior. Luciano Alves volta ao Centro Histórico, no dia 14, com Jimi Joe, para uma audição de suas mais clássicas canções com direito a músicas inéditas que estarão em seu próximo trabalho autoral. Ainda no CHC Santa Casa, o cantor e compositor Carlos Zanettini, dia 12, celebra seus dez anos de trajetória artística com um repertório selecionado de seus seis trabalhos de estúdio. Ele e banda mostra releituras de antigas canções e inéditas.

No “Jazzcoteca”, no dia 19, o grupo carioca Jazz das Minas e o duo Luana Pacheco e Luciano Leães apresentarão um show que combina ritmos de jazz. Foto: Camila Macedo / Divulgação / CP

O gênero comédia musical pode ser conferido em dois espetáculos na Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691). No dia 19, “Ay Mi Amor”, com Ana Medeiros e Daniel Debiagi, reúne canções latinas e versões de sucessos nacionais em espanhol. A relação de paixão, ciúmes e desavenças entre os personagens é ilustrada musicalmente com humor, flamenco e improviso. A outra opção é “Bolero Que Te Quiero”, dias 20 e 21, que apresenta os bastidores de um programa de rádio dos anos 40, mesclando teatro, dança e música. Com direção de Everson Silva.

No Zona Cultural (Alberto Bins, 900), o show “Casa”, no dia 14, reúne com Simone e Madalena Rasslan, no qual mãe e filha ampliam a ideia de casa, para além do espaço físico, com um repertório compartilhado na história de vida das duas musicistas. Nos dias 23 e 24, “O Fino da Fossa”, com performance Iandra Cattani, Eduardo D'Avila e Rodrigo Fernandez, apresenta a turbulenta separação de um casal. Para pagar os custos do divórcio e cumprir os contratos de uma extensa agenda de shows, eles promovem um espetáculo musical no qual destilam canastrice e todos seus “descornos” e mágoas amorosas ao som de clássicos da “sofrência” e da dor de cotovelo. Um show para todos os corações desiludidos neste verão.

Música, teatro e poesia e amor estão em “Coração de Búfalo”, dias 23, 24 e 25, no Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Do fundo da fossa ou no topo do êxtase, canções, versos e cenas se misturam em performances que exaltam o amor. Com direção de Bob Bahlis, no palco as atrizes e cantoras Denizeli Cardoso, Valéria Barcelos, Adriana Deffenti e Thai Ribeiro, além de Carlinhos Carneiro & A Jóvem Tiozinhice. Vertentes, como bolero e samba-canção, servem para tratar de sentimentos amorosos e das relações.

No Bar do Nito (Av. Cel. Lucas de Oliveira, 105), “Seres Imaginários - De Gardel a Fito Páez, nos dias 23 e 24, coloca no palco algumas histórias bem humoradas vividas pelo ator, diretor e músico Néstor Monasterio. São memórias conduzidas pela poética das canções que permitem um olhar atento sobre os aspectos políticos e sociais na cultura latino-americana. Participam o próprio Néstor, ao lado de Léo Ferlauto (piano e voz), Kiti Santos (cello, sax, flauta e voz) Giovani Belbass (baixo).

Em fevereiro, dias 6 e 7, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), “Serenata - Entre a lua e as Estrelas” contará com a apresentação do Coro Júlio Kunz da cidade de Novo Hamburgo. Com 30 participantes, o grupo apresentará 19 canções brasileiras, arranjadas e compostas para a formação coral. Eles serão acompanhados ao piano e mostrarão marcantes movimentações cênicas.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895