Prêmio Oceanos abre inscrições para a edição de 2024

Prêmio Oceanos abre inscrições para a edição de 2024

Ao final do ano, serão escolhidos dois vencedores: um de poesia e outro de prosa/dramaturgia.

Correio do Povo

Escritora Prisca Agustoni, em foto feita durante a FLIP, foi uma das vencedoras do Prêmio Oceanos 2023

publicidade

As inscrições para o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa para 2024 serão abertas no dia 4 de março, a partir das 12h (horário de Brasília), e vão até 24 de março, às 23h59 (horário de Brasília). Podem ser inscritos romances, livro de poesia, conto, crônica e dramaturgia, editados em qualquer lugar do mundo, desde que escritos originalmente em língua portuguesa e publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Autores e editores podem inscrever quantas obras desejarem a partir do preenchimento da ficha de inscrição e a inclusão do livro inscrito em formato PDF no site premiooceanos2024.associacaooceanos.org. A premiação é aberta a livros impressos e digitais, sejam de editoras ou autopublicações. O regulamento completo, com informações detalhadas sobre todo o processo de avaliação desta edição, também está disponível no site de inscrição.

Desde 2015, quando a premiação passou a contar com o patrocínio do Itaú e apoio fundamental do Itaú Cultural, o Prêmio Oceanos já recebeu cerca de 14 mil livros, de 10 mil autores e 1.500 editoras diferentes. Ano a ano novos recordes de inscrição são batidos tanto no Brasil, quanto em Portugal e nos países africanos, em especial Moçambique e Cabo-Verde, o que mostra não só a importância crescente do prêmio no calendário cultural internacional, mas também o vigor literário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O histórico de inscrições do Prêmio de 2015 a 2023 está disponível no site: oceanosmapeamento.com.

Prisca Agustoni e Joaquim Arena venceram o prêmio Oceanos em 2023, que foi entregue em São Paulo.

Processo de avaliação

O prêmio tem inscrições divididas em duas listas, uma de poesia, outra de prosa (romance, conto, crônica) e dramaturgia, contando com júris específicos para a avaliação das obras. Livros de caráter híbrido devem ser inscritos de acordo com a preferência do responsável pela inscrição, que deve levar em consideração que o livro será avaliado por júris específicos. Os livros inscritos são lidos e avaliados por júris internacionais compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da CPLP.

Em datas ainda a serem divulgadas, serão anunciados os livros semifinalistas, finalistas e, por fim, os dois vencedores – um de poesia e outro de prosa/dramaturgia. A premiação é de R$ 300 mil, divididos entre os vencedores – R$ 150 mil para cada um. Todo o processo da premiação é acompanhado de perto pelos curadores Matilde Santos, de Cabo Verde, João Fenhane, de Moçambique, Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil, com coordenação geral de Selma Caetano.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895