Projeto Índice Remissivo abre exposição

Projeto Índice Remissivo abre exposição

Manoela Cavalinho é a artista convidada do evento na CCMQ

Correio do Povo

Instalação propõe colaboração entre artes visuais e criação literária

publicidade

A terceira edição do projeto “Índice Remissivo”, com Manoela Cavalinho como artista convidada, será aberta nesta terça-feira, às 18h, no Espaço Maria Lídia Magliani, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico. O projeto é uma proposição curatorial de Taís Cardoso e Daniel Galera.

Com a intenção de refletir sobre a colaboração entre os campos das artes visuais e da criação literária (ficcional e não ficcional), “Índice Remissivo” consiste em uma instalação composta por uma exposição individual combinada a uma estante de livros. Como parte do projeto, o artista convidado é estimulado pelos curadores a compartilhar com o público uma lista de livros importantes para a sua formação e trajetória ou que componham sua pesquisa atual. No espaço expositivo, obras literárias e obras de arte dividem o espaço, propondo caminhos para pensar o atravessamento entre os campos a partir de uma poética específica.

"Os três artistas convidados para o projeto foram escolhidos considerando que teriam um repertório de leituras interessante para compartilhar junto a sua produção artística. No caso da Manoela, ela foi pensada especialmente pela relação que estabelece com a repressão e a violência reincidentes em nosso país, que tornam as experiências políticas invisíveis, ao que ela responde com uma sensibilidade que deixa espaço para nossa imaginação", afirma Taís Cardoso.

A respeito da estante de livros, Manoela será a primeira artista a trazer livros que não falam da sua formação e trajetória, mas sim dialogam com sua pesquisa em andamento. Além da mostra, haverá uma oficina de escrita, em dois encontros, com Daniel Galera, em data ainda a ser divulgada.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895