Projeto A Casa tem exibição neste domingo na Mirabal

Projeto A Casa tem exibição neste domingo na Mirabal

A apresentação da peça, que dialoga com questões sociais e o direito à moradia, tem entrada franca

Correio do Povo

Após apresentação, equipe do projeto conversa a respeito do conteúdo da peça com o público

publicidade

O Projeto A Casa conta com uma série de seis apresentações. A Casa de Referência Mulheres Mirabal (rua Souza Reis, 132, São João) Porto Alegre, foi o local escolhido para a primeira exibição em Porto Alegre, neste domingo, 17 de setembro, às 16h. O monólogo foi idealizado por Nina Picoli e Janaína Kremer, que ao estruturarem a iniciativa optaram por pesquisar a casa enquanto um espaço complexo – onde privilégios, violências e histórias circulam em torno de uma estrutura imóvel.

A peça busca pensar o significado e a importância de uma casa, entender a quem o direito de moradia se estende e perceber como questões de gênero se atravessam na propriedade privada. Além disso, propõe pensar e imaginar outras moradias possíveis é um dos objetivos do projeto.

A peça conta a história de uma uma mulher em uma casa e levanta questionamentos. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e tem 50 minutos de duração.

Aprovado pelo Edital Sedac nº 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo, executado pelo Pró-cultura RS com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e do Instituto Estadual de Música (IEM), priorizará as apresentações em locais que dialoguem com a problemática proposta do projeto que é a moradia. Nesse sentido, as exibições devem acontecer na Casa de Acolhimento Construindo Igualdade, em Caxias do Sul, local que recebe pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade, além da Mirabal, em Porto Alegre, onde é feito o acolhimento de mulheres em situação de violência.


A QUESTÃO DA MORADIA - Segundo pesquisas realizadas em 2021, o Brasil tem um déficit habitacional de 6 milhões de moradias e cerca de 25 milhões de residências inadequadas. Em junho de 2023, levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a cada 100 domicílios particulares no Brasil, 13 estão vagos. Ao todo, o IBGE contou 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios no país. Em comparação ao censo anterior, a proporção aumentou: em 2010 eram 9 a cada 100. 

Além de levantar questionamentos, o projeto busca abrir janelas de diálogo acerca do assunto com momentos onde a equipe  conversa a respeito do conteúdo da peça com o público, que compartilha suas vivências. 

A peça tem direção de Nina Picoli, atuação de Janaína Kremer e produção de Lau Graef. A dramaturgia foi criada pela escritora Angélica Freitas, em parceria com a diretora e a atriz. A trilha original foi composta por Isabel Nogueira e Ber Kroeff. Criação de luz por Iassanã Martins e operação de Vigo Cigolini. E, em parceria com a cineasta Mirela Kruel, será criado um registro audiovisual da peça.


SERVIÇO:


O QUÊ: Apresentação do Projeto A Casa

ONDE: Casa de Referência Mulheres Mirabal (rua Souza Reis, 132), bairro São João, Porto Alegre

QUANDO: domingo, dia 17 de setembro, às 16h

A entrada é franca


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895