Projeto Cenas Mínimas apresenta ‘Miralejos’

Projeto Cenas Mínimas apresenta ‘Miralejos’

Trabalhos dos estudantes do Instituto de Artes da Ufrgs, Zarra, Bernardo Zubaran e Rafael Petrucci, podem ser conferidos às 19h desta segunda-feira

Arte & Agenda

Hibridismo cultural no Sul do Brasil e países vizinhos é mote do projeto "Miralejos"

publicidade

O projeto Cenas Mínimas, do Centro Cultural da Ufrgs (Eng. Luiz Englert, 333 - Campus Central), apresenta “Miralejos”, trabalho inédito de estudantes do Instituto de Artes, hoje e amanhã, com a artista visual Zarra e os músicos Bernardo Zubaran (harmônica) e Rafael Petrucci (violão e voz). As duas apresentações iniciam às 19h, na Sala Pitangueira e a segunda delas é seguida por uma conversa sobre a canção em cena, com participação da professora, etnomusicóloga e violonista Luciana Prass. A entrada é gratuita, mas contribuições podem ser feitas diretamente aos artistas.

“Miralejos” é resultado de um trabalho apresentado pelos estudantes na Mostra Discente do festival online “Uni 40: Música da Presença”, que comemorou os 40 anos de outro projeto do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, o Unimúsica, em 2021. Por meio de um sorteio, os integrantes do grupo receberam um auxílio financeiro para criar uma edição do Cenas Mínimas na temporada 2022. 

Como sugere o título, o espetáculo se propõe a olhar para as fronteiras, pensando a especificidade dos hibridismos culturais no Sul do Brasil e as influências dos países vizinhos. O trabalho entende as canções do repertório, inteiramente autoral, como manifestações poéticas e sonoras que podem expressar essa tensão de uma localidade que se identifica com o restante do país, pela unificação política e territorial, mas também se aproxima de suas fronteiras pelas repercussões históricas da própria disputa entre os colonizadores. 

O nome “miralejos” é emprestado de um dos poemas de Marília Kosby, musicados por Rafael Petrucci. O processo de transformar em canções textos da escritora gaúcha, que transitam entre o português e o espanhol, foi tema do trabalho de conclusão de curso do estudante na graduação em Música Popular da Ufrgs, defendido recentemente. As composições mantêm interseções com referências musicais da MPG, do tango, da chacarera e do jazz. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895