Projeto multimídia mostra diversidade musical no Rio Grande do Sul

Projeto multimídia mostra diversidade musical no Rio Grande do Sul

Primeira exibição será em sessão comentada no Santander Cultural, nesta quinta

Correio do Povo

Iniciativa viajou o RS registrando a música de cada região

publicidade

Registrar as diferentes faces que compõem o universo da música produzida no Rio Grande do Sul: esse foi objetivo do “Gema - projeto de pesquisa e registros multimídias”, que percorreu o Estado mapeando os elementos e a linguagem musical presente em tradições ancestrais e folclóricas do território gaúcho, transmitidas pela interação entre diferentes povos. O resultado, uma série de documentários curtos, será apresentado gratuitamente para o público numa sessão comentada nesta quinta-feira, a partir das 19h, no Santander Cultural (7 de Setembro, 1028), em Porto Alegre.

Idealizado pelo pesquisador e produtor cultural Lucas Luz, além dos vídeos, o programa inclui podcasts, fotos e textos, que serão publicados entre setembro e dezembro no site e na fanpage. Para a realização, Luz reuniu uma equipe de músicos e pesquisadores que viajou pelos quatro cantos do Estado realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais. Esses personagens terão sua história contada numa revista com fotos e um perfil, para distribuição gratuita em locais ainda não definidos.

No evento desta quinta, serão apresentados os cinco primeiros documentários, com bate-papo com a equipe que realizou o projeto. Depois, haverá sessões em Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul. Para o idealizador, o projeto representada a busca por quebra de preconceitos. “Traremos uma colaboração ao desenvolvimento do universo cultural do Rio Grande do Sul, apresentando, de forma didática, informações sobre alguns músicos e gêneros musicais praticados em nosso território”, explica.

Os protagonistas da narrativa são os índios Mbya-Guarani da Aldeia Tekoa Guaviraty Porã; o Regional do Ibicuí, formado por negros quilombolas; Bonitinho, guitar-hero conhecido por animar bailes e salões de CTGs pelo estado; Maçambique de Osório, formado por negros devotos de Nossa Senhora do Rosário; Goela Seca, bandinha típica alemã; Adelar Bertussi, um dos maiores gaiteiros do Brasil e grande divulgador do bugio, ritmo com origens indígenas; o suingueiro Luis Vagner; Antônio Carlos de Xangô, um dos mais velhos pais-de-santo do Estado; Mestre Paraquedas, mestre griô, e Mestre Renato, mestre de terno de reis e luthier de violas, violões, violinos, cavaquinhos e bandolins.

Assista ao trailer do projeto "Gema":



Confira a programação completa:

15/09: Sessão comentada em Porto Alegre: Santander Cultural
20/09: Lançamento online: Vídeos #1 e #2 – Aldeia Guarani Mbya Tekoá Guaviraty e Regional do Ibicuí
23/09: Sessão comentada em Canoas: Villa Mimosa (Guilherme Schell, 6270)
26/09: Lançamento online: Vídeo #3 – Bonitinho
10/10: Lançamento online: Vídeo #4 – Maçambique de Osório
11/10: Sessão comentada em Caxias do Sul: Teatro do SESC (Moreira César, 2462)
24/10: Lançamento online: Vídeo #5 – Bandinha Típica Alemã Goela Seca
7/11: Lançamento online: Vídeo #6 – Adelar Bertussi
14/11: Lançamento online: Vídeo #7 – Antônio Carlos de Xangô
21/11: Lançamento online: Vídeo #8 – Luis Vagner
02/12: Lançamento online: Vídeo #9 – Mestre Paraquedas
19/12: Lançamento online: Vídeo #10 – Mestre Renato

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895