Projeto vai revitalizar acervo da Cinemateca Brasileira

Projeto vai revitalizar acervo da Cinemateca Brasileira

Em comemoração a um ano de sua reabertura, a entidade anuncia investimentos

Correio do Povo

Cinemateca Brasileira recebe investimentos para preservação do acervo

publicidade

Pouco mais de um ano após a reabertura da Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo,  o processo de reconstrução liderado pela organização social Sociedade Amigos da Cinemateca lançou o "Projeto Viva Cinemateca", ontem, quarta-feira (7), em cerimônia para parceiros, autoridades e imprensa. O anúncio contempla uma série de projetos e investimentos, incluindo a modernização e ampliação de sua sede na Vila Mariana, projetos de recuperação, catalogação e digitalização de seu acervo fílmico e uma grande programação cultural que vai passar por São Paulo e outras 12 cidades do Brasil.

O projeto será lançado em uma campanha com o objetivo de resgatar o papel do audiovisual na memória dos brasileiros e ressaltar a função da Cinemateca neste trabalho de preservação da história do país. São feitas referência a 10 grandes filmes e produções de TV nacionais, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles, e a novela "Mulheres de Areia" (1973), da TV Tupi.

Depois de anos de crise, o Viva Cinemateca representa um momento de comemoração para a Cinemateca Brasileira. Desde a reabertura, em maio de 2022, a instituição já recebeu mais de 125 mil visitantes e o público tem aumentado expressivamente. Até maio de 2023, foram cerca de 60 mil pessoas, entre espectadores das 250 sessões de cinema realizadas neste ano e visitantes de seus espaços públicos e de eventos de cultura e economia criativa organizados na sede.

O Viva Cinemateca é lançado como continuidade ao processo de retomada iniciado no ano passado. O projeto atua em diferentes frentes de ação, com foco na infraestrutura da instituição, na preservação de seu importante acervo e no trabalho de difusão da produção audiovisual brasileira.

PROGRAMAÇÃO ITINERANTE

Para marcar seu novo momento, a Cinemateca Brasileira prevê uma série de ações especiais para 2023. A primeira delas é o lançamento da campanha Viva Cinemateca: uma campanha de mídia, de abrangência nacional, que apresentará os objetivos do projeto.

Em julho, a instituição irá promover o Festival Cultura e Sustentabilidade, um encontro para discutir a agenda ESG com os parceiros, trazendo reflexões sobre o tema para instituições e projetos culturais.

Outra frente do Viva Cinemateca é um programa de difusão que vai promover a circulação do acervo, debates, mostras nacionais, exposição e ações educativas. A programação não se restringirá a São Paulo, passando por outras 12 cidades do país.

Entre as ações, está a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira. De agosto a dezembro, irá percorrer o país uma seleção de 17 filmes que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de história.

A programação, que também conta com ações educativas e formadoras, vai visitar espaços culturais e salas de exibição de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Canaã dos Carajás (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Vitória (ES).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895