Prêmios Açorianos e Tibicuera celebram teatro e dança na Capital

Prêmios Açorianos e Tibicuera celebram teatro e dança na Capital

Premiação destacou espetáculos "A Tecelã", "A Cãofusão" e "Solo em Água Fervente"

Luiz Gonzaga Lopes e Vera Pinto / Correio do Povo

O momento de emoção da noite ficou por conta das homenagens a três pessoas ligadas ao teatro gaúcho que morreram em 2011

publicidade

A noite desta sexta-feira foi de celebração, no Teatro Renascença, durante a divulgação dos vencedores dos Prêmios Açorianos de Teatro e Dança e Tibicuera de Teatro Infantil, aos destaques nos palcos ao longo deste ano. A comunidade artística compareceu em peso ao evento, dirigido por Daniel Colin, contando com performances entre os blocos, feitas pelos integrantes de seu grupo, o Teatro Sarcáustico, de "Wonderland e o que Michael Jackson Encontrou por Lá", espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos 2010.

• Confira a lista completa dos premiados

No teatro adulto, "A Tecelã" ganhou os prêmios de Espetáculo, Dramaturgia (Paulo Balardim) e Trilha Sonora (Nico Nicolaiewsky). O espetáculo "A Mulher Sem Pecado" recebeu os prêmios de Atriz (Vanessa Garcia), Produção (Luciano Mallmann e Manu Menezes) e Cenografia (Vicente Saldanha). A Direção ficou com Patrícia Fagundes, de "O Fantástico Circo-Teatro de Um Homem Só", que também levou Figurino (Daniel Lion). "A Bilha Quebrada" ganhou Ator (Luís Franke) e Atriz Coadjuvante (Larissa Tavares). Já o Ator Coadjuvante é Mauro Soares, de "Ifigênia em Áulis" e o prêmio de Iluminação foi Batista Freire, por "Descrição de uma Imagem".

No Tibicuera de Teatro Infantil, "A Cãofusão, uma Aventura Legal pra Cachorro" ganhou cinco prêmios: Espetáculo, Atriz (Fernanda Petit), Produção (Rodrigo Ruiz), Trilha (Álvaro Rosacosta) e Figurino (Cláudio Benevenga e Zélia Mariah). "O Baú" conquistou os prêmios de Direção e Dramaturgia (Fábio Castilhos); "Louça Cinderela" levou Ator, Cenografia e Iluminação (Paulo Fontes); "Piratas" recebeu o prêmio de Ator Coadjuvante (Paulo Adriane) e "Avenida Cores por Todo Lugar" ficou com Atriz Coadjuvante (Patrícia Ragazzon).

Neste ano foram instituídos três novos prêmios: o Mais Teatro Revelação, dedicado aos novos talentos dos projetos Novas Caras, e Teatro Aberto e também o Prêmio Fundação Piratini – TVE e FM Cultura, que foi para "A Tecelã" (Teatro Adulto), "Solo em Água Fervente" (Dança) e "A Cãofusão, uma Aventura Legal pra Cachorro" (Infantil). "A Tecelã e "Solo em Água Fervente" serão exibidos pelo programa "Palcos da Vida", da TVE, em 2012. O Mais Teatro premiou "Noite de Walpuris" (Espetáculo); Lisandro Belotto, Direção por "Vão"; Fabrício Fabris, Ator por "Oco";
e Ana Paula Schneider, Atriz por "Uma Fada no Freezer".

O momento de emoção da noite ficou por conta das homenagens a três pessoas ligadas ao teatro gaúcho que morreram em 2011: o jornalista Hélio Barcellos Junior, o ator Marcos Barreto e o iluminador João Acir. Barreto atuou no teatro, cinema e novelas, figurando no elenco de "A Casa das Sete Mulheres" e montagens de Gerald Thomas, sendo seu último trabalho, o filme "O Carteiro" de Reginaldo Faria. Retornou a Porto Alegre em 2011, quando assumiu a Casa de Cultura Mario Quintana. Jornalista cultural há 15 anos, Hélio era um entusiasta divulgador da produção cênica gaúcha. Ator, dramaturgo e autor, escreveu "Sandra Dani, Memórias de uma grande Atriz". O iluminador e cenotécnico João Acir iniciou sua carreira nos anos 50, prestando assessoria para vários teatros.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895