Quadro de David Hockney em homenagem à Costa Azul é vendido por 27,8 milhões de euros

Quadro de David Hockney em homenagem à Costa Azul é vendido por 27,8 milhões de euros

A tela "Early morning, Sainte-Maxime" ilustra um nascer do sol na Califórnia

AFP

David Hockney: a tela é uma obra do início da carreira do pintor britânico

publicidade

A tela "Early morning, Sainte-Maxime" de David Hockney, que ilustra um nascer do sol na Costa Azul, foi vendida em um leilão em Londres por mais de 24 milhões de libras (cerca de 27,8 milhões de euros), mais do dobro da estimativa inicial.

A tela é uma obra do início da carreira do pintor britânico, entre suas famosas pinturas de piscinas californianas e o "naturalismo" de seus trabalhos posteriores.

"Early morning, Sainte-Maxime" mostra o crescente fascínio do pintor pela luz, com "duas águas cristalinas banhadas pela luz cintilante do dia que nasce", diz a descrição da casa de leilões Christie's, responsável pela venda.

Quando pintou o quadro, Hockney, hoje com 85 anos, vivia os melhores momentos de sua relação com Peter Schlesinger, e estava em um período "de felicidade pessoal e triunfo profissional", segundo a casa de leilões.

O quadro esteve exposto na primeira retrospectiva dedicada a Hockney em Londres, em 1970, e depois foi exibido ao público por três décadas. Faz parte de um grupo de quatro pinturas feitas a partir de fotografias tiradas por Hockney durante uma viagem à Europa com Schlesinger em 1968.

"Em um crepúsculo deslumbrante, Hockney fará suas últimas despedidas ao seu amante na comovente pintura 'On the Terrace', de 1971", indicou a Christie's.

Em 2018, sua pintura "Retrato de um artista (Pool with Two Figures)" foi vendida por US$ 90 milhões em Nova York, um recorde para um artista vivo na época.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895