Quarteto Mourisco faz recital na Biblioteca Pública do Estado, neste domingo

Quarteto Mourisco faz recital na Biblioteca Pública do Estado, neste domingo

Espetáculo é em homenagem aos 100 anos do prédio da Biblioteca Pública do Estado

Correio do Povo

O Quarteto Mourisco é formado por Gabriel Daufenbach (violino), Giovani Leal Pereira (viola), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo) e Patrick Brasil Menuzzi (piano)

publicidade

A Biblioteca Pública do Estado, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público para prestigiar o show de música de câmara, em comemoração aos 100 anos do prédio da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre), neste domingo, às 16h, no Salão Mourisco. O programa apresenta composições de Heitor Villa-Lobos, Robert Schumann e Joaquín Turina. A entrada é franca.

O Quarteto Mourisco é formado por Gabriel Daufenbach (violino), Giovani Leal Pereira (viola), Rafael Honório Sobrinho (violoncelo) e Patrick Brasil Menuzzi (piano).

Os quatro integrantes estão sob supervisionamento musical de Cosmas Grieneisen − músico da Ospa – fundação vinculada à Sedac. Três deles estão prestes a concluir o seu bacharelado em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O quarto integrante, Patrick Menuzzi, possui mestrado em piano pela UFRGS. Atualmente, o grupo prepara-se para concorrer em concurso internacional em 2023, na Europa.

Sobre o Prédio da BPE

Instalada desde 1912 na Praça da Matriz, onde está localizado o sítio histórico representativo da vida do Estado, a Biblioteca coloca-se para todo o país e até para o mundo como a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos 19 e 20.

O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do Centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, e agora completa 100 anos. Construído por sugestão de Victor Silva, o prédio foi projetado por engenheiros das Obras Públicas do Estado (Affonso Hebert e Teófilo Borges de Barros). A maioria dos trabalhos foi executada por Fernando Schlater e S. Incerpi (pintores) e Alfred Adlof, Eduardo de Sá e Giuseppe Gaudenzi (escultores).

O mobiliário, as aberturas e os objetos de adorno foram desenhados pelos mesmos artistas e fornecidos pelas firmas Jamardo Irmãos e João Friederichs S.A. As colunas de mármore de Carrara e seus respectivos capitéis, que compões as portas de comunicação no prédio, foram confeccionados por João Vicente Friederichs.

Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Ao longo de sua história, o prédio da Biblioteca Pública passou por algumas intervenções para preservar o patrimônio, recuperar e devolver à população suas formas originais. Foram feitas obras nos anos de 1974, 1988, 2007 e, a mais longa de todas, de 2009 a 2015.

Em 2022, foram iniciadas novas obras de restauro envolvendo a fachada e o interior do prédio. Essa história pode ser acompanhada ao vivo, no momento em que a Biblioteca entrega à população de Porto Alegre sua fachada restaurada e conclui a última fase de restauro das pinturas murais, no sei interior.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul está localizada na Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 18h, sempre com entrada gratuita.

PATROCÍNIO PARA VIAGEM

Para os músicos poderem custear essa série de concertos, como também se preparar financeiramente para participar de concursos internacionais, as apresentações, que têm entrada franca, oferecem a possibilidade de recebimento de doações espontâneas através do site APOIA-SE (www.apoia.se/quartetomourisco).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895