Recital com Alexandre Ritter é uma das atrações musicais em Porto Alegre

Recital com Alexandre Ritter é uma das atrações musicais em Porto Alegre

Apresentação ocorre nesta quarta-feira no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da Ufrgs

Correio do Povo

Recital com Alexandre Ritter é uma atrações musicais em Porto Alegre

publicidade

Hoje, vários eventos oferecem música de diferentes gêneros ao público porto-alegrense. O recital com Alexandre Ritter (contrabaixo) e André Loss (piano) começa às 20h, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da Ufrgs (rua Senhor dos Passos, 248), com entrada franca. O programa tem obras de Marlos Nobre ("Desafio IV para Contrabaixo e Piano, Op. 31 n 4"), Radamés Gnattali ("Canção e Dança para Contrabaixo e Piano"), Giovanni Bottesini ("Allegretto Capriccio"), Giacchino Rossini ("Une Larme Pour Basse"), Franco Petracchi ("Valse Oublieé") e Nino Rota ("Divertimento Concertante per Contrabasso e Orchestra - Riduzione per Pianoforte"). André Loss é professor das disciplinas de piano e literatura pianística do Departamento de Música do Instituto de Artes da Ufrgs e já gravou ao lado da soprano Adriana Zignani. Alexandre Ritter recebeu recentemente seu título de Doutor em Double Bass Performance pela University of Georgia, nos Estados Unidos.

Na Igreja Nossa Senhora das Dores (Riachuelo, 630), às 18h30min, será realizado o concerto de lançamento do acervo digital da obra de Gil de Roca Sales, com entrada franca. Até então publicada em livros de pequena tiragem, as composições e os arranjos do maestro gaúcho ganham nova casa. O maestro, considerado um destaque na cultura coral brasileira, rege o Madrigal de Porto Alegre, com alguns cantores do Coral Massolin de Fiori e ex-integrantes do Coral do Banrisul.

O grupo apresenta cânticos sacros durante uma missa, além de breve concerto ao final da celebração. O acervo disponível no site www.gilderocasales.com.br oferece gratuitamente mais de 170 mil partituras para consulta e download, além de canções para ouvir e baixar, interpretadas pelos coros de Gil. A obra do regente transita entre as músicas sacra e profana. Um de seus trabalhos de maior brilho são os Quintanares; 68 poemas musicados do poeta gaúcho Mario Quintana, além de peças do cancioneiro tradicional gauchesco, brasileiro e dos imigrantes italianos.

No StudioClio (José do Patrocínio, 698), Antônio Augusto Fagundes, Michel Dorfman e Paulinho Fagundes exibem, às 21h, o espetáculo "Pedra Moura". Título do primeiro CD do guitarrista Paulinho Fagundes, Pedro Moura faz referência a uma pedra típica da região da campanha no Rio Grande do Sul, reconhecida e citada nos versos do antropólogo, poeta e folclorista Antônio Augusto Fagundes.

Neste espetáculo instrumental reúnem-se musicalidade e conhecimento histórico do Estado e de sua paisagem peculiar. Para apresentar o repertório, Paulinho Fagundes, no violão e na guitarra, estará acompanhado do maestro Michel Dorfman ao piano, com a participação especial do folclorista Antônio Augusto Fagundes. Já o Musical Petropar de hoje, com entrada franca, leva ao foyer do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), às 12h30min, o grupo de música instrumental porto-alegrense JazzGig. Com seis anos de carreira, eles apresentarão o show "Standards", com clássicos do jazz. No repertório, temas de Miles Davis e John Coltrane, entre outros.

Será a primeira vez que o Theatro recebe o grupo que, no ano passado, gravou ao vivo o CD "Standards", na CCMQ, em Porto Alegre. A formação atual do grupo tem Kiko Berwanger (bateria), Gabriel Soares (trompete), Leandro Hessel (piano elétrico), Gustavo Pessota (baixo), Luiz Mario Tavares (percussão), Vinícius Samios (guitarra) e Chico Gomes (trompete/flugelhorn).

"A Divina e Os Poetas" é o show que a cantora Elinka Matusiak apresenta hoje, às 20h, no Teatro de Arena (altos do viaduto da Borges de Medeiros, 835), onde presta homenagem à Elizeth Cardoso. Com participação do pianista Alexandre Fritzen da Rocha, o show relembra os grandes momentos da cantora, da pré-bossa nova ao samba-rock. No local também estará uma exposição sobre a vida e a obra de Elizeth.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895