Recital em homenagem à soprano Laura de Souza

Recital em homenagem à soprano Laura de Souza

Apresentação gratuita, no sábado, dia 14, reunirá os cantores Angela Diel, Carlos Rodrigues, Eiko Senda, Juremir Vieira e Raquel de Queiroz

Correio do Povo

Laura de Souza, imagem da cantora em concerto no Theatro São Pedro, em 2011

publicidade

"Concerto para Laura!" é o recital em homenagem à soprano Laura de Souza, falecida no ano passado, uma das cantoras líricas mais importantes do Rio Grande do Sul. No sábado, dia 14 de janeiro, às 11h, os músicos Angela Diel (contralto), Carlos Rodrigues (barítono), Eiko Senda (soprano), Juremir Vieira (tenor), Raquel de Queiroz (soprano) e Patrick Menuzzi (piano) se reúnem para o tributo. O evento, com entrada franca, é realizado na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), no Centro Histórico de Porto Alegre.

Com a participação especial de Cláudio Ribeiro (regente), serão apresentadas canções, árias e duetos de ópera. No repertório, obras de Giacomo Puccini (1858-1924), Giuseppe Verdi (1813-1901), Arrigo Boito (1842-1918) e Richard Strauss (1864-1949). 

Laura de Souza (1958-2022)

Considerada uma das cantoras líricas gaúchas mais relevantes de sua geração, Laura diplomou-se em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, dedicando-se ao estudo do canto lírico a partir de 1983, na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Hamburg, na Alemanha. Iniciou sua carreira internacional em concertos na Filarmônica de Berlim, com o Berliner Kantaten Ensemble e na Sala Giuseppe Verdi do Conservatório de Música de Milão, como solista da Orquestra da RAI. Sua formação vocal teve lugar em Hamburgo, Paris, Milão e Munique, e dentre seus mestres estão nomes como Ugo Ugaro, Eduardo Abumrad, Thomas Tipton e William Workmann.

Laura de Souza venceu importantes Concursos Internacionais de Canto, como Cagliari, na Itália, em 1988 (Primeiro Prêmio), e Rio de Janeiro, em 1991 (Primeiro Grande Prêmio) – sendo a única brasileira a ter obtido tais premiações, além de ter sido escolhida como Melhor Cantora Brasileira neste último concurso. Seus principais papéis operísticos foram: Cio-cio-san (Madama Butterfly), Manon (Manon Lescaut), Angelica (Suor Angelica), Liù (Turandot) e Tosca, de G. Puccini; Donna Anna (Don Giovanni), de W.A. Mozart; Aída e Elisabetta (Don Carlo), de G. Verdi; Ariadne (Ariadne auf Naxos), de R. Strauss; Elisabeth (Tannhäuser) e Sieglinde (Die Walküre), de R. Wagner.

No âmbito pedagógico, Laura de Souza ministrou inúmeros seminários intensivos para solistas, coristas e atores na Alemanha e no Brasil, e manteve o compromisso com o desenvolvimento do estudo musical e vocal de jovens cantores líricos brasileiros, implantando e dirigindo projetos, como Lied em Cena e Ópera Jovem. Foi fundadora e diretora artística do Verões Musicais – Festival Internacional de Música, em Canela, RS.

Em 2022, foi co-fundadora da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895