Recital na Casa da OSPA revisita sucessos das lives da Orquestra

Recital na Casa da OSPA revisita sucessos das lives da Orquestra

A apresentação traz um trio e um quinteto de instrumentistas da Orquestra interpretando grandes obras da música de concerto

Correio do Povo

O músico Rafael Figueredo, do Trio Schulhoff, é uma das atrações

publicidade

Neste domingo, 9, às 18h, o público da OSPA terá a oportunidade de assistir presencialmente duas apresentações que fizeram sucesso na série de lives realizada durante a pandemia de Covid-19, em 2020, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Naquela época, a Casa da OSPA não podia receber público e, adaptando-se à nova realidade, os músicos se reuniram em pequenos grupos para realizar recitais on-line. Desta vez, será possível conferir no próprio local um trio e um quinteto de músicos da OSPA interpretando obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Erwin Schulhoff e Richard Strauss. O evento foi batizado de Quintrio e integra a Série Música de Câmara, que tem entrada franca e por ordem de chegada.   

O recital começa com o Trio Schulhoff, formado pelos músicos Arthur Elias (flauta), Leonardo Bock (viola) e Rafael Figueredo (contrabaixo). O grupo toma o nome emprestado de Erwin Schulhoff (1894 – 1942), compositor tcheco de origem judia que morreu em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. De sua autoria, o trio executa “Concertino para Flauta, Viola e Contrabaixo”, que o músico Rafael Figueiredo descreve como uma “composição genial e um pouco bizarra, que fascina os instrumentistas desde a redescoberta da obra de Schulhoff nos anos 90”.

O Concertino de Schulhoff foi apresentado pelo trio na sétima edição do OSPA Live, realizada em 13 de junho de 2020 e atualmente pode ser visto no YouTube. Reprisando aquele recital, o grupo apresenta também um arranjo original para “Prelúdio e Fuga nº 1 em Ré Menor, K. 404”, do grande compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). A obra contém uma releitura de Mozart para uma fuga de Bach, que agora é apresentada em um arranjo para quinteto.

A segunda parte do recital fica a cargo de um quinteto de músicos da OSPA formado por Rafael Figueredo (contrabaixo), Luiz Guilherme Nóbrega (violino), Diego Grendene (clarinete), Nadabe Tomás (trompa) e Ange Paola Bazzani (fagote). O grupo revisita a obra “Till Eulenspiegel”, de Richard Strauss (1864 – 1949), executada na 26ª OSPA Live, em 24 de outubro de 2020 e também disponível no YouTube. Trata-se de um poema sinfônico que conta a história de um dos personagens mais populares do folclore alemão do século XIII. A obra de 1895, composta para orquestra, ganhou um arranjo para quinteto feito pelo compositor e musicólogo vienense Franz Hasenöhrl que traz o nome “Till Eulenspiegel, Einmal Anders!” (ou “Till Eulenspiegel, desta vez um pouco diferente”).

Para o contrabaixista da OSPA Rafael Figueiredo, o arranjo resume, em uma formação pouco usual, os principais temas da obra. “Muito foi mudado do poema sinfônico de Richard Strauss, porém o que causa uma estranheza muito positiva no arranjo é que pouco foi perdido”, comenta o músico. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895