Reggae e outros sons em Porto Alegre

Reggae e outros sons em Porto Alegre

Dox Trio e Sintonize tocam Bob Marley, Jean William canta no TSP e Clarissa Freitas estará no Sarau do Solar

Correio do Povo

Nove instrumentistas acompanham o tenor Jean William na apresentação, que já passou por cidades como São Paulo e Belo Horizonte

publicidade

O Brasil batizou o 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae, dia em que se completam 41 anos da morte de Bob Marley. No Soulz (Otto Niemeyer, 1709), a partir das 20h de hoje, os músicos do Dox Trio: Dox (voz e guitarra), Cassiano Ramos (contrabaixo) e Rick de La Torre (bateria) se reúnem para fazer um tributo ao Rei do Reggae, tocando clássicos. No Gravador Pub (rua Conde de Porto Alegre, 22), às 20h, a banda Sintonize também celebra a obra de Bob Marley com show repleto de hits que fizeram história do reggae, entre grandes clássicos e lados B. 

Já o tenor Jean William, considerado um dos principais nomes da música erudita contemporânea no Brasil, faz apresentação gratuita hoje, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). O show “Grandes Temas”, com a participação da cantora Luiza Possi, revisita temas populares e de orquestra, como Villa-Lobos, Schumann e Giacomo Puccini, de maneira contemporânea, aproximando o público, principalmente o jovem, da música erudita. 

Nove instrumentistas acompanham o tenor na apresentação, que já passou por cidades como São Paulo e Belo Horizonte, antes da pandemia de Covid-19. A direção é de Guilherme Leme Garcia, a direção musical de Lourenço Rebetez. “Elementos do teatro musical como iluminação, cenário e figurino ajudarão a compor essa ideia de espetáculo”, detalha Jean William. 

Com dez anos de carreira, William apresentou-se junto a importantes orquestras em palcos nacionais e dos EUA, Itália, Portugal, Suíça, Canadá, Argentina, Índia e Emirados Árabes. Os ingressos para o seu show são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro. É necessário que o público chegue com uma hora de antecedência ao teatro para a garantia dos lugares. Será exigida a carteira de vacinação.

O Sarau do Solar desta quarta-feira, às 18h30min, será com a multi-instrumentista, compositora e etnomusicóloga Clarissa Ferreira, no espetáculo “LaVaca”, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS (Duque de Caxias, 968). O ingresso solidário será com a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. 

O pampa, as relações com a natureza e a mulher gaúcha são temas presentes nas letras das canções do repertório autoral de Clarissa, além de poesias musicadas de Mario Quintana, Angélica Freitas e Maria Gabriela Saldanha. “LaVaca” alia tradição e modernidade, trazendo a linguagem da música sulina, através de instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, violinos e percussões.

Clarissa Ferreira faz parte do grupo As Tubas, atuando como musicista, tendo dirigido musicalmente o espetáculo e álbum ao vivo “Corpo Espaço”, em 2019, indicado como melhor álbum no Prêmio Açorianos. Também foi uma das residentes do Projeto Concha/Natura Musical. 

Paulinho Parada faz o show “De volta aos palcos”, no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835), às 20h, com suas composições autorais ao piano e violão. Além de canções de discos anteriores, a novidade fica por conta do seu quarto álbum, “Respira” (2022). As participações especiais ficam por conta de Juliano Luz e Eduardo Pitta. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895