Registros da capital gaúcha em seus 250 anos

Registros da capital gaúcha em seus 250 anos

Exposição "Fotografias da Cidade" reúne obras de 175 fotógrafos em mostra a partir de hoje até 21 de agosto na Galeria Ecarta

Correio do Povo

A mostra pode ser visitada na Galeria da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Cidade Baixa), em Porto Alegre, de terça a domingo das 10h às 18h, com entrada franca

publicidade

A Galeria Ecarta inaugura nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, a mostra coletiva “Fotografias da Cidade”, com trabalhos de 175 fotógrafos, em uma homenagem aos 250 anos de Porto Alegre. A exposição tem a curadoria de Andréa Brächer e Walter Karwatzki, artistas visuais e professores. “A partir de um conjunto representativo de fotografias, a mostra apresenta a diversidade de olhares e percepções de artistas sobre Porto Alegre, revelando uma biografia visual da cidade, que se recria e se renova, desafiando-nos a perceber com sensibilidade as novas realidades em que estamos inseridos”, resume o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon. “Queremos agradecer a classe artística que acolheu com interesse e criatividade o convite para essa exposição coletiva”, completa.

As imagens serão exibidas em tamanho 20cmx30cm, impressas em fin art e poderão ser adquiridas com valores revertidos aos projetos artísticos da Fundação. A mostra tem o apoio de impressão da Versus Ateliê e Impressão. “Esse conjunto de fotografias pode ser visto como um álbum de família desta cidade, onde cada local ou personagem tem seu espaço, seu tempo e sua história. Aqui, coube todos os olhares. Cada uma dessas fotos é portal de entrada para o mesmo lugar identitário. Em quantas dessas fotos nos encontramos? Cada foto é um convite a uma espécie de contemplação”, ressalta um trecho do texto curatorial.

Para Andréa Brächer, doutora em Poéticas Visuais, a exposição “é um convite para contemplar cantos pitorescos, paisagens emblemáticas, detalhes despercebidos de lugares familiares e não familiares de Porto Alegre”. “A exposição potencializa nossas memórias afetivas e nos faz declarar nossas subjetividades identitárias com a cidade de Porto Alegre”, destaca Walter Karwatzki, doutor em Processos e Manifestações Culturais.

A mostra pode ser visitada na Galeria da Fundação Ecarta (avenida João Pessoa, 943, bairro Cidade Baixa), em Porto Alegre, de terça a domingo das 10h às 18h, com entrada franca. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895