Repertório de câmara em recital gratuito na Casa da Ospa
Apresentação gratuita será realizada pelo Trio Guarani, formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
publicidade
Dois dos maiores compositores de concerto integram a programação de junho da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS). Neste domingo, 11, às 18h, o Trio Guarani apresenta “Trio para Piano nº 5, Op. 70 nº 1”, de Ludwig van Beethoven, e “Trio Élégiaque nº 1”, de Sergei Rachmaninoff, na Sala de Recitais da Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre). O grupo é formado pelo violinista Geovane Marquetti, o violoncelista Murilo Alves e o pianista André Carrara. A apresentação tem entrada franca e por ordem de chegada.
Conhecido e celebrado por suas sinfonias virtuosas e grandiosos concertos para piano e orquestra, o compositor e musicista russo Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943) também aventurou-se no repertório de câmara, especialmente no início de sua carreira. Neste recital, o Trio Guarani interpreta seu “Trio Élégiaque nº 1 em Sol Menor”, ou “Trio Lamentoso”, tocado pela primeira vez durante a estreia do pianista no Teatro de Moscou. O “Trio Élégiaque” foi batizado em homenagem ao primeiro movimento de “Trio para Piano, Op. 50”, de Tchaikovsky (Pezzo elegiac), e encerra com uma marcha fúnebre, assim como a obra de seu mentor. O violoncelista Murilo Alves destaca o sentimento da peça: “é repleta de lirismo e melancolia que marcam a escrita do compositor”. Após a morte de Piotr I. Tchaikovsky, Sergei Rachmaninoff viria a compor o segundo “Trio Élégiaque”, em sua homenagem.
Atração da segunda parte da apresentação, Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) é apontado como o compositor mais inovador do classicismo, elevando a complexidade e dinâmica do gênero, e cimentando as bases para a era romântica da música de concerto na Alemanha e na Europa. Seu “Trio para Piano nº 5 em Ré Maior, Op. 70 nº 1, ‘Ghost’” é um dos dois trios para piano publicados como Op. 70 em 1808, durante a segunda fase criativa do compositor. Murilo comenta que seu marcante segundo movimento “rendeu à obra a alcunha de ‘Trio Fantasma’, devido a anotações do compositor no manuscrito original”. Neste período, Beethoven encarava a dura piora de sua perda de audição. Seus trabalhos na época tratavam, notavelmente, de sofrimento e heroísmo, em intensidades cada vez mais apoteóticas. Tal visão de mundo, imprimida em “Trio Para Piano nº 5, ‘Ghost’”, mudou o patamar da música camerística da época.
Série Música de Câmara
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da Ospa. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa. Esta é a 4ª edição na Temporada 2023.
SERVIÇO
Recital da Série Música de Câmara – Trio Guarani
Quando: domingo, 11 de junho de 2023, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
Quanto: Entrada franca por ordem de chegada
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.
Programa:
Sergei Rachmaninoff | Trio Élégiaque nº 1 em Sol Menor
Ludwig van Beethoven | Trio para Piano nº 5 em Ré Maior, Op. 70 nº 1, “Ghost” I. Allegro vivace e con brio II. Largo assai ed espressivo III. Presto
Apresentação: Trio Guarani – Geovane Marquetti (violino), Murilo Alves (violoncelo) e André Carrara (piano)
Direção Artística: Evandro Matté