Road movie "Pela Janela" aborda transformação pessoal

Road movie "Pela Janela" aborda transformação pessoal

Filme conta a história de Rosália, uma mulher que após ser demitida se redescobre em uma viagem de carro

Adriana Androvandi

Caroline Leone, diretora do longa-metragem brasileiro "Pela Janela", no Palácio dos Festivais

publicidade

O filme "Pela Janela", dirigido por Caroline Leone, foi o apresentado na noite de quarta-feira na mostra competitiva de longas brasileiros do Festival de Gramado. A narrativa acompanha Rosália, uma operária de 65 anos que trabalha em uma fábrica de reatores na periferia de São Paulo. Chefe de produção no estabelecimento, ela é a primeira a chegar e a última a sair. A equipe do filme tem ainda uma particularidade: é um trabalho em família. A diretora, Caroline, é filha do diretor de Fotografia, Cláudio Leone.

A diretora apresenta o cotidiano desta mulher em seus pequenos detalhes, tanto no trabalho, quanto em casa, fazendo tarefas domésticas. Esta protagonista é vivida pela atriz Magali Biff, que entrega uma atuação ao mesmo tempo intensa e contida. Demitida subitamente, Rosália entra em depressão. Seu irmão (Cacá Amaral), com quem divide a casa, decide levá-la para uma viagem de trabalho. Ele precisa levar um carro até Buenos Aires e convida Rosália a ir junto. Tem início aqui um road movie que passa por estradas do Brasil e da Argentina.

Com produção da Dezenove Som e Imagem, de Sara Silveira, o longa foi rodado durante seis semanas, entre outubro e novembro de 2015. Sara destaca que, por esta ser uma coprodução entre Brasil e Argentina e com orçamento enxuto (cerca de R$ 2 milhões), o desenho de produção foi bastante exigente por envolver locações nos dois países. A viagem serve de transformação para Rosália. "A personagem se abre para o mundo", explica a diretora Caroline Leone.

Passando por lugares pequenos e por vezes bizarros até chegar nas cataratas de Iguaçu, Rosália enxerga um mundo diferente daquele que sempre esteve habituada. A hospedagem em um lugar que aluga quartos em Buenos Aires também faz com que ela converse com pessoas que falam espanhol, uma língua que ela não entende, mas a comunicação se faz por diferentes maneiras. É um filme sobre questões pequenas que podem, subitamente, se tornar grandes. O longa-metragem já tem distribuição acertada com a Vitrine Filmes e deve chegar aos cinemas nacionais em dezembro.

Assista ao trailer de  "Pela Janela":



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895