Robert Plant toca hoje em Porto Alegre

Robert Plant toca hoje em Porto Alegre

Músico encerra turnê brasileira com apresentação no Gigantinho às 21h30min

Daniel Soares / Correio do Povo

Robert Plant fecha turnê brasileira com nova banda

publicidade

Nem o mais otimista dos fãs de Led Zeppelin imaginaria que, um dia, um dos integrantes pudesse tocar em Porto Alegre. Mas para os gaúchos que já viram dois dos Beatles, nada mais é impossível. E o dia chegou. Na noite desta segunda-feira, a partir das 21h30min, no Gigantinho, o palco será da voz da mítica banda inglesa, Sir Robert Plant, que, na Capital, encerra a turnê brasileira que passou por outras cinco cidades.

Aos 64 anos, Plant tem demonstrado que sua voz continua brilhando e, com sua nova banda, a The Sensational Space Shifters (que não é apenas sensacional no nome e é tão boa quanto a Band of Joy), comprova isso em alto e bom som. 'Espetacular' e 'desconcertante' são palavras que vem melhor definindo as apresentações de Plant pelo Brasil. Mesmo com o público ansioso pelos 'momentos Led', o cantor esbanjou vitalidade e entregou performances arrasadoras para um repertório que tem muito das raízes musicais de sua ex-banda.

Não à toa que canções do Led que estão neste novo show, como 'Ramble On', 'Bron-y-aur Stomp', 'Friends', 'Gallows Pole' e 'Going to California' encontram eco na essência musical da América que Robert Plant hoje desbrava, uma América construída a partir da África, berço da música do mundo. O blues rural com acréscimos étnicos, estética que ele já havia experimentado, por exemplo, no álbum 'No Quarter', ao lado do parceiro Jimmy Page, aparece já na abertura, com 'Tin Pan Valley'. A canção é seguida por 'Another Tribe' e por sua versão de Spoonful', classuda do Howlin' Wolf com direito ao uso do ritti, um violino africano de uma corda, só a cargo de Juldeh Camara, repetido em 'Somebody Knocking', com direito a um pequeno duelo rítmico com Liam Tyson, um dos três guitarristas de Plant.

'Black Dog' só é possível ser reconhecida quando Plant solta os primeiros versos e novamente a ponte América-África se faz presente. Essa desconstrução musical, que vem sendo a bandeira do trabalho de Plant, faz com que canções ganhem originalidade e vigor. Plant ainda canta dois covers, 'Song to Siren', de Tim Bucley, acompanhado apenas pela guitarra Fender surrada de Liam Tyson, e 'Fixin'to Die', de Bukka White. Para os 'ledmaníacos', um final que promete ser lembrado para sempre, com a sequência de 'Whole Lotta Love', 'Going to California' e a emblemática 'Rock and Roll'.

Confira o setlist do show em Brasília, no dia 25 de outubro:


1. Tin Pan Valley
2. Another Tribe
3. Friends - (Led Zeppelin song)
4. Spoonful - (Howlin' Wolf cover)
5. Somebody Knocking
6. Black Dog - (Led Zeppelin song)
7. Song to the Siren - (Tim Buckley cover)
8. Bron-Y-Aur Stomp - (Led Zeppelin song)
9. The Enchanter
10. Four Sticks - (Led Zeppelin song)
11. Ramble On - (Led Zeppelin song)
12. Fixin' to Die - (Bukka White cover)
13. Whole Lotta Love - (Led Zeppelin song)

Encore:
14. Going to California - (Led Zeppelin song)
15. Rock and Roll - (Led Zeppelin song)

Assista a um trecho do show de Brasília:


Assista ao clássico "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin:



Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895