Ruy Guerra procura locações no Uruguai

Ruy Guerra procura locações no Uruguai

Diretor brasileiro está no país para o Festival Internacional de Punta del Este

Marcos Santuario

Em Punta del Este, Ruy Guerra já pensa em novos projetos

publicidade

Pronto para dirigir seu próximo projeto, o diretor brasileiro Ruy Guerra está procurando locações em Punta del Este e Maldonado, durante sua participação no Festival Internacional de Punta del Este 2016. Aplaudido no encontro com a imprensa internacional, realizadores de festivais, produtores e distribuidores latino-americanos, seu filme “Quase Memória” concorre aos prêmios do festival no balneário uruguaio, ao lado de outras 10 produções, de diferentes países, e foi exibido na noite dessa quinta-feira no Cantegril Country Club para uma plateia atenta.

A adaptação cinematográfica do livro homônimo de Carlos Heitor Cony, estrelada por Mariana Ximenes, Tony Ramos e Charles Fricks, conta a história de Carlos, um homem condenado aos desassossegos da memória, que encontra-se com ele mesmo em uma dobra de tempo."Espero ver meus filmes envelhecerem um pouco”, comenta Ruy, enquanto prepara seu charuto para momento de relax em Punta del Este.

Assediado pela imprensa e pelos colegas latinos, ele é generoso e não poupa análises e conselhos sobre a produção de cinema. Um dos roteiros que tem pronto se baseia em uma história que ouviu em Cuba, sobre um empresário que se divida entre a ilha do Caribe e as Ilhas Canárias, tendo duas vidas e duas mulheres. “Quero filmar esta história”, revela o diretor.

Ele e sua filha e produtora Janaína Diniz Guerra estão atentos a esta possibilidade. Ruy Guerra tem acompanhado os filmes em exibição e não poupou elogios ao trabalho de direção do outro brasileiro presente no FICPUNTA 2016, Gregório Graziosi, que dirigiu Irhandyr Santos e Júlio Andrade em “Obra”, apresentado em várias parte do mundo. Graziosi passa por Punta del Este e já embarca para a França, para residência de trabalho de seu novo roteiro.

Os dois diretores conversaram muito sobre cinema, ideias, física quântica, literatura e cinema, em encontros proporcionados pelo festival uruguaio. Outro brasileiro em competição é o filme “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz, exibido nesta semana no telão principal do festival. Junto às produtoras do filme, Gervitz acompanha o evento e se diz feliz em encontrar parte da equipe do longa, que é uma coprodução Brasil Uruguai.

“Prova de Coragem” trouxe ao Festival de Punta o ator Armando Babaiof, personagem principal ao lado da atriz Mariana Ximenes. O evento termina neste sábado, com noite de premiação reunindo autoridades do país e representantes do cinema e da imprensa internacional. A atração desta sexta é a homenagem para a atriz brasileira Glória Pires, com a exibição de seu novo filme “Nise, O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895