Salman Rushdie perdeu um olho e o movimento de uma mão após ataque com faca

Salman Rushdie perdeu um olho e o movimento de uma mão após ataque com faca

Agente do escritor britânico disse que ele vai viver, mas não deu mais informações sobre o paradeiro dele, por segurança

AFP

Salman Rushdie, autor do livro "Os Versos Satânicos", foi esfaqueado quando ia começar sua palestra nos EUA

publicidade

Esfaqueado em agosto nos Estados Unidos, o escritor britânico Salman Rushdie perdeu a visão de um olho e o uso de uma das mãos, entre outras graves consequências, disse seu agente ao jornal espanhol El País.

"Seus ferimentos eram profundos, mas ele também perdeu a visão em um olho. Ele teve três ferimentos graves no pescoço. Uma mão foi danificada porque os nervos do braço foram cortados. E ele tem cerca de mais 15 ferimentos no peito e no tronco, " ele disse. "Foi um ataque brutal. Não posso dar nenhuma informação sobre seu paradeiro. Ele vai viver. Isso é o mais importante", disse ele.

Em 12 de agosto, Rushdie estava prestes a falar em uma conferência no norte do estado de Nova Iorque (nordeste) quando um homem irrompeu no palco e o esfaqueou várias vezes, principalmente no pescoço e no abdômen.

Evacuado de helicóptero para um hospital, o autor de "Versos Satânicos" teve que ser colocado brevemente em um ventilador antes que sua condição melhorasse.

O principal suspeito, Hadi Matar, então um libanês americano de 24 anos, foi preso imediatamente após os eventos e se declarou inocente em seu julgamento que começou em meados de agosto em um tribunal de Mayville, Nova York.

O ataque causou rebuliço no Ocidente, mas foi elogiado por extremistas em países muçulmanos como Irã e Paquistão. O escritor é perseguido há 33 anos por uma fatwa do líder supremo iraniano que o condena à morte.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895