"Saltimbancos - Em Busca da Liberdade" faz temporada na Sala Álvaro Moreyra

"Saltimbancos - Em Busca da Liberdade" faz temporada na Sala Álvaro Moreyra

Após a estreia em Viamão, e participações em feiras do livro e no interior, espetáculo retorna a Porto Alegre 

Correio do Povo

Exploração, união, justiça e solidariedade são alguns dos conceitos inseridos na narrativa, que ajudam muito na formação dos pequenos espectadores.

publicidade

Igor Ramos assina a direção geral; Marcão Costa, a musical e Juliana Johann , a coreográfica de "Saltimbancos - Em Busca da Liberdade", espetáculo viamonense do Gupo Teatral Leva Eu, nas celebrações de seus 20 anos, em cartaz deste final de semana até 1º de outubro, na Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307). Inspirado no conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, o texto de Sergio Bardotti, traduzido e adaptado no Brasi, por Chico Buarque pode ser cvonferido aos sábados e domingos, 16h. 

Um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, desiludidos com o tratamento opressor de seus tutores resolvem abandonar seus postos. Eles se juntam e partem para a cidade em busca da liberdade e do sonho de se tornarem artistas. Ao longo do caminho, cantam as suas angústias e percebem que enfrentar seus humanos e encontrar seus lugares de pertencimento é mais importante. Questões como exploração, união, justiça, e sobretudo, solidariedade são alguns dos conceitos que estão inseridos na narrativa e ajudam muito na formação dos pequenos espectadores. 

Em 1977, quando Chico Buarque fez a tradução e adaptação de Os Saltimbancos, o Brasil vivia sob o regime militar e, passados 42 anos, o texto continua atual e importantíssimo por ainda nos ensinar sobre a liberdade. A adaptação da trilha original de Luis Enrique Bacalov feita por Mádhava Turyan traz uma nova roupagem musical através do piano. A criação das coreografias foi pensada a partir das personalidades dos animais, fazendo um jogo cênico de movimentos. 

Sobre o Grupo Teatral Leva Eu
Fundado em 1999 em Viamão, tem em seu repertório espetáculos adultos, infantis e sob encomenda, com destaque para “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum (2011- 2013), “Bodas de Papelão” de Renato Mendonça (2013), “A Princesa e a lua”, de Luciana Éboli (2014), ”O Chapeleiro Maluco”, autoral (2014-2015), “Vestindo histórias”, autoral (2016-2019) e “Os Saltimbancos”, de Sérgio Bardotti (2019). Atualmente o grupo é composto por Igor Ramos (ator, diretor e fundador), Juliana Johann (atriz e coreógrafa), Renata Severo (atriz), Juliano Felix (ator) e Gabriele Motta (atriz). Durante seus 20 anos de trajetória, o grupo participou de diversos festivais de teatro, recebendo indicações e prêmios com destaque para: Melhor Ator de Rolante (2009), Prêmio Destaque de Três Coroas (2010), Melhor Espetáculo Júri Popular e Prêmio Especial do Júri de Arroio dos Ratos (2010), Melhor Espetáculo, Direção e Atriz de Osório (2014), Melhor Figurino e Trilha Sonora de Osório (2015). Realizou apresentações em feiras literárias nas cidades de Viamão, Farroupilha, Butiá, Palmares do Sul e Tucunduva. Fez temporadas em Porto Alegre (Teatro Aberto e outras temporadas independentes), Dois Irmãos, Bagé e Viamão. Também realizou diversas apresentações no formato teatro-escola na capital gaúcha e região. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895