Sandra Gonçalves abre exposição de fotografias

Sandra Gonçalves abre exposição de fotografias

"Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos" será inaugurada no CHC Santa Casa

Correio do Povo

A artista visual Sandra Gonçalves apresenta exposição

publicidade

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa recebe, a partir desta quarta-feira, a exposição “Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos”, da artista plástica Sandra Gonçalves e curadoria de Letícia Lau. A inauguração ocorre às 19h.

Selecionado pelo Edital de Ocupação deste ano, a exposição "Tempo suspenso, entre a pandemia e o caos" reúne duas séries com um total de 16 fotografias produzidas pela artista durante seu isolamento na pandemia. As obras foram criadas a partir de sobreposição de imagens. Para aproximar o público deste processo, um dos trabalhos recebe uma camada separada da imagem, onde essa sobreposição poderá ser percebida dentro do espaço físico da exposição. São produções que provocam a reflexão sobre esse período e os efeitos do confinamento forçado, no qual o ser humano foi privado da sua rotina e do convívio social. 

Enquanto a série “Caos” aborda o isolamento humano derivado da fragilidade do corpo e a consequente perda de mobilidade, a série “Pandemia” é uma seleção de fotografias de outras séries da artista ressignificadas para o novo trabalho. Por meio de imagens do seu arquivo pessoal e mescladas com imagens de raio X, a artista propõe questionamentos acerca das condições que a presença do vírus impôs no cotidiano do frágil humano. 

Como destaca a curadora Letícia Lau, o recorte de trabalhos das duas séries traz a percepção particular da artista sobre o confinamento que precisou enfrentar para se preservar e preservar outras vidas. “Há também uma preocupação empática e uma forma de estabelecer conexão com o outro em uma busca pela compreensão e sentido do seu sofrimento”, observa. Natural do Rio de Janeiro, Sandra vive a fotografia: pesquisa, promove atividades de extensão e leciona na Ufrgs desde 2005, quando se mudou para Porto Alegre. 

Com visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h, a mostra ficará disponível até o dia 18 de dezembro, na sala de Múltiplos Usos II (entrada pela Av. Independência, 75). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895