"Saul Fia" ganha Grande Prêmio de Cannes

"Saul Fia" ganha Grande Prêmio de Cannes

Filme do húngaro Laszlo Nemes é impactante história em um campo de concentração

AFP

Diretor Laszlo Nemes posa após anúncio do prêmio

publicidade

O filme "Saul Fia", uma impactante história em um campo de concentração, do jovem cineasta húngaro Laszlo Nemes, foi premiado neste domingo com o Grande Prêmio do Festival de Cannes. 

"Saul Fia" conta o drama de um prisioneiro em um campo de concentração que acredita descobrir o corpo de seu filho entre uma pilha de mortos na câmara de gás e em meio à barbárie nazista tenta enterrá-lo segundo o ritual judeu.

Agoniante, ritmado visualmente pelos movimentos e os gestos de Saul (Geza Röhrig), o filme transborda ruídos assustadores dos fornos crematórios, barulhos de passos ou mãos que batem nas portas das câmaras de gás, ordens gritadas em alemão e fragmentos de conversas em diferentes línguas.

O filme opta por mostrar essa realidade sob o ponto de vista exclusivo do protagonista, para que o espectador se sinta no lugar de um só homem, deixando de lado o campo de visão - ou fora de foco - o horror do extermínio.

No ano passado, as comemorações do 70º aniversário das deportações massivas aos campos de concentração nazistas deram lugar a numerosos debates sobre a cumplicidade húngara no genocídio. "Este continente ainda está habitado pelo tema", disse Nemes ao receber o prêmio. 

Assista ao teaser do filme:



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895