Seleção de fotografias da World Press Photo tem exposição em Porto Alegre

Seleção de fotografias da World Press Photo tem exposição em Porto Alegre

"Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças" abre nesta quarta-feira

Correio do Povo

Estudantes aprendem a boiar e nadar em Mnyuni, Zanzibar

publicidade

A partir desta quarta-feira, Porto Alegre recebe a exposição “Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças”. A mostra reúne uma seleção de fotografias premiadas nos concursos da World Press Photo dos últimos 20 anos. A mostra estará aberta para visitação desta quarta-feira, dia 16 de novembro, até 4 de dezembro, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico de Porto Alegre. 

As imagens salientam a resiliência e os desafios de mulheres, meninas e comunidades em diferentes regiões do mundo. A iniciativa é uma parceria da Fundação The World Press Photo e o Reino dos Países Baixos. O público vai conferir retratos documentados por 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades, que expressam, por meio das fotografias, seus esforços cotidianos em suas culturas. 

Entre as fotografias em cartaz, “Crying for Freedom”, da iraniana Forough Alaei, que documentou torcedoras proibidas de entrar em estádios de futebol de seu país. Outras mostram jovens em luta por educação e outros direitos. As narrativas, contadas por meio das fotografias premiadas, revelam como as questões de gênero evoluíram no século XXI e como o fotojornalismo progrediu em sua forma de retratar essas mulheres e suas histórias.

A exposição inclui ainda fotografias de Anna Boyiazis, Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning e Fulvio Bugani. A Fundação World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos, fundada em 1955 em Amsterdã.

É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada distinção de fotojornalismo do mundo. Depois de cada cerimônia, os retratos vencedores são reunidos em uma exposição itinerante, que costuma ser visitada por milhões de pessoas ao redor de 40 países. A cada ano um livro com todos os registros premiados é publicado em seis idiomas diferentes.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895