"Semana de Cem Anos" na Galeria Duque

"Semana de Cem Anos" na Galeria Duque

Exposição vai abrir no sábado

Detalhe da obra 'Marina envolta em folhas', que integra a mostra “Semana de Cem Anos” na Galeria Duque

publicidade

A celebração do centenário da Semana de Arte Moderna ganha uma exposição especial na Galeria Duque (rua Duque de Caxias, 649), Centro de Porto Alegre. Com o título “Semana de Cem Anos”, a mostra será inaugurada amanhã, sábado, das 14h às 17h. A curadoria é de Daisy Viola. A visitação, com entrada franca, poderá ser feita até 28 de maio. 
A Semana de Arte Moderna fez parte das festividades em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Na época, o Teatro Municipal de São Paulo recebeu um festival que incluía uma exposição com cerca de 100 obras. O evento marcou o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX. Daisy Viola celebra o movimento artístico, que reuniu jovens inteligentes, criativos e rebeldes nas mais variadas expressões da arte: pintura, poesia, escultura, música, dança, entre outras. “Foi a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno, em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX”, conta Daisy. Agora, em 2022, quando se completam 100 anos desse marco, a exposição “Uma Semana em Cem Anos” mostra obras que fazem parte do acervo da galeria, de artistas que integram esse momento histórico e de outros nomes da arte que usufruíram dessa nova liberdade nos anos seguintes do século XX.
Entre os artistas representados estão os modernistas Anita Malfatti, Antônio Bandeira, Arcanjo Ianelli, Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Benedito Calixto, Bonadei, Burle Marx, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Gomide, Portinari, Caribé, Djanira, Heitor dos Prazeres, John Graz, José Pancetti, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Palatnik, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Villa Lobos e Víctor Brecheret. São artistas que participaram diretamente da Semana de Arte Moderna e outros que se destacaram a partir deste movimento. 

A Galeria Duque também apresenta, no terceiro e quarto andares, a exposição de cerca de 40 obras de Gladys May (1940 - 2020), com curadoria de José Francisco Alves. Gladys produziu em Porto Alegre, por mais 20 anos, sem nunca expor. Este é um tributo à sua memória e uma possibilidade de conhecer e admirar sua obra.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895