Seminário reúne 13 especialistas para discutir a obra de Magliani

Seminário reúne 13 especialistas para discutir a obra de Magliani

A produção da artista pelotense será tema de duas conversas que poderão ser acompanhadas gratuitamente no dia 19, na Fundação Iberê, e no dia 21, no Instituto Ling, ou em transmissão ao vivo pelos canais do YouTube de ambas as instituições

Correio do Povo

Obras da artista estarão expostas na Fundação Iberê a partir de 19 de março

publicidade

A vida e a obra da artista Maria Lídia Magliani (1946-2012) será tema de um seminário especial promovido pelo Instituto Ling e a Fundação Iberê durante o mês de março. Em dois encontros, que poderão ser acompanhados gratuitamente, em transmissão ao vivo ou presencialmente nos centros culturais, 13 especialistas analisarão a produção da pintora pelotense e a exposição Magliani, que estará em cartaz a partir do próximo dia 19, na Fundação Iberê, reunindo mais de 200 obras.
 
O primeiro bate-papo acontece neste sábado, dia 19, às 17h, na Fundação Iberê, e será dividido em três blocos, iniciando com a curadora de arte Denise Mattar e a jornalista cultural Angélica de Moraes. Em seguida, contará com a presença da galerista Tina Zappoli, do ator, diretor e dramaturgo Julio Castro e da artista plástica Maria José Boaventura, que terá sua participação gravada e transmitida durante o evento. Na terceira e última parte da atividade, os convidados se reúnem para responder às perguntas dos participantes.
 
A segunda roda de debates será na próxima segunda-feira, dia 21, às 19h, no Instituto Ling, também segmentada em três partes. Começa com os jornalistas Paulo Gasparotto, Juarez Fonseca e Omar L. de Barros Filho, e, em seguida, reúne o marchand Renato Rosa, a pintora Romanita Disconzi, o jornalista Antônio Hohlfeldt, o diretor de teatro Luís Artur Nunes e o dramaturgo Julio Zanotta Vieira. Por fim, recebe todos novamente no palco para atender o público.
 

Sobre a exposição em cartaz na Fundação Iberê

A grande e inédita mostra Magliani é uma homenagem à artista Maria Lídia Magliani. A exposição reunirá mais de 200 obras provenientes de mais de 60 coleções, incluindo os principais museus do Brasil, como Museu de Arte do Rio, Museu Afro Brasil, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC-USP, MAC-RS, Museu de Arte de Santa Catarina, MARGS, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Pelotas) e Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão). Com curadoria de Denise Mattar (SP) e de Gustavo Possamai (RS), a exibição inclui trabalhos desde a época de estudante – início dos anos 1960 – até 2012, ano do falecimento da pintora.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895