Spotify assina novo acordo com a Universal Music

Spotify assina novo acordo com a Universal Music

Medida melhorará a remuneração dos artistas

AFP e Correio do Povo

Assinantes pooderão ouvir novos álbuns de artistas da gravadora por duas semanas após difusão

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O número um mundial da música em streaming, Spotify, anunciou nesta terça-feira a assinatura de um novo acordo que dará acesso ao catálogo da Universal Music Group, o que melhorará a remuneração dos artistas. Segundo o acordo, cujos detalhes não são ainda conhecidos, somente os assinantes do Spotify poderão ouvir um novo álbum de um artista da Universal no dia do lançamento e durante duas semanas depois da difusão – usuários não pagantes e assinantes de outros serviços terão acesso a esses discos apenas depois desse período.

Entretanto, os "singles estarão disponíveis no Spotify para todos" os usuários, explicou seu diretor-executivo, Daniel Ek, em comunicado. Em troca, o Spotify deve obter melhores termos nas negociações com a gravadora, de acordo com as métricas de seus assinantes. Assim, o acordo pode ajustar as contas da empresa sueca, que vem se preparando para abrir seu capital na bolsa de valores. Desde a sua fundação em 2008, a plataforma de música nunca conseguiu gerar lucro líquido, pois a maior parte de seu faturamento acaba nas mãos de proprietários dos direitos, como artistas, produtores e gravadoras.

O Universal Music Group (UMG), maior gravadora do mundo, também terá um acesso sem precedentes aos dados, "criando as bases para novas ferramentas para os artistas e discográficas para estender, começar e construir vínculos mais profundos com seus seguidores". Lucian Grainge, presidente do UMG, ressaltou a necessidade da indústria musical de fazer do Spotify uma empresa rentável. "Hoje, (a música) streaming representa a maioria do negócio. Nosso objetivo é transformar essa melhora em um crescimento sustentável", disse. 

O Spotify, presente em 60 mercados, superou os 50 milhões de assinantes no início de março. A companhia está crescendo e consolidando sua posição como número um do mundo frente à concorrência, como as da Apple Music e do Deezer. A empresa não se pronunciou sobre as negociações com outras duas gravadoras, Sony e Warner.

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