Stephen Hawking cria medalha para premiar popularização da ciência

Stephen Hawking cria medalha para premiar popularização da ciência

Recompensa irá valer para contribuições mediante livro, música, filme ou obra de arte

AFP

Astrofísico disse que pessoas têm sede de entender a ciência

publicidade

O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking apresentou nesta quarta-feira, em Londres, uma medalha que levará seu nome e que recompensará aqueles que contribuírem para popularizar a ciência, mediante um livro, um filme ou uma obra de arte. "Estou contente de estar aqui hoje para anunciar um prêmio, e não para recebê-lo", brincou o cientista, através do computador que usa para se expressar por causa de uma doença degenerativa.

"Esta medalha recompensará a excelência da comunicação científica através de meios diversos, como a escrita, o rádio, o cinema, a música ou as belas artes", acrescentou, num ato na Royal Society. "Em todo o mundo, as pessoas têm uma grande sede de ciência, querem entender", garantiu o autor de "Uma breve história do tempo".

A partir da metade de 2016, serão concedidas medalhas em três categorias (científica, artística e cinematográfica) durante o festival de Starmus, dedicado à astronomia, cuja próxima edição vai ocorrer entre 27 de junho e 2 de julho em Tenerife, nas Ilhas Canárias, no sudoeste da Espanha.

Uma das personalidades que apoiam desde suas primeiras edições este festival que combina música e ciência é o guitarrista da banda Queen, Brian May, que participou da coletiva de imprensa nesta quarta-feira. May lembrou que quando criança era apaixonado de maneira igual pela música e pela ciência, mas seus professores o desencorajaram a dedicar-se a uma coisa de cada vez. "Voltei para a astronomia há 8 anos, ao completar meu doutorado. Num certo sentido, meus dois sonhos se realizaram apesar do que me disseram", disse o músico britânico.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895