Tem Golda Meir e terror nos cinemas

Tem Golda Meir e terror nos cinemas

Novidades reúnem filmes sobre primeira-ministra israelense e medo baseado em Edgar Allan Poe

Marcos Santuario

Filme ‘Golda’ estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim e traz Helen Mirren no papel principal

publicidade

A primeira-ministra israelense Golda Meir, também conhecida como a “Dama de Ferro de Israel”, está no centro de um dos lançamentos dos cinemas nesta quinta-feira com “Golda: A Mulher de Uma Nação”. Dirigido por Guy Nattiv, o mesmo de “Skin, À Flor da Pele”, o filme teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano e conta com mais uma brilhante atuação de Helen Mirren no papel principal. 

Ao lado de nomes como Camille Cottin, Ellie Piercy, Rami Heuberger, Lior Ashkenazi, Liev Schreiber, Dominic Mafham, Ed Stoppard e Henry Goodman, Helen encarna com vigor o papel daquela mulher que deve tomar decisões extremamente importantes e é responsável pela segurança de seu país em 1973, quando Egito, Síria e Jordânia lançam um ataque surpresa contra Israel em seu dia santo. Tendo as vidas de muitas pessoas sob sua responsabilidade durante a Guerra do Yom Kippur, a líder enfrenta o desafio de prevalecer contra os membros do gabinete exclusivamente masculinos que são hostis a ela.

Em meio à dramatização fílmica, há imagens reais, que dão um toque de ainda maior credibilidade à produção. A guerra não aparece em batalhas ou armas expostas mas sim em embates políticos e pessoais, enquanto sente-se no ar o efeito de vidas se esvaindo. Dos problemas de saúde de Golda ao jogo político em cena o filme cresce a cada momento.

Já para um público mais interessado em ficção e, ainda mais especificamente ao terror, a dica é a estreia de “Toc Toc Toc - Ecos do Além”. A direção é de Samuel Bodin, que já ficou conhecido pela série “Marianne”, da Netflix. Em “Toc Toc Toc - Ecos do Além”, Bodin trabalha em roteiro criado por Chris Thomas Devlin, o mesmo de “O Massacre da Serra Elétrica” (2022).

A inspiração do trabalho de Devlin veio do conto “The Tell-Tale Heart”, escrito pelo inesquecível Edgar Allan Poe, no ano de 1843. O que poderia parecer ultrapassado em termos cinematográficos, depois de tantas obras do gênero já vistas, surge assustador e envolvente.

O filme se concentra na história de Peter – um menino de oito anos – que é atormentado por um misterioso e constante barulho que vem de dentro da parede de seu quarto. Isso, por si só já cria aquela necessária identificação com muitos que vão recordar de seus medos de infância. Peter também acaba sendo rotulado pela mãe como um garoto “com uma tramenda imaginação”. O que parece ser carinho e proteção vai se revelando comportamento de pais abusivos e, à medida que o medo de Peter se intensifica, ele acredita que seus pais podem estar escondendo um segredo perigoso e questiona a confiança deles. A desconfiança leva o jovem Peter a um rápido processo de amadurecimento.

A questão fica mais intensa quando surge a figura da professora, única que verdadeiramente se preocupa com o que pode suceder com o garoto. Além de Antony Starr e Lizzy Caplan, a produção traz ainda Cleopatra Coleman, Woody Norman e Aleksandra Dragova no elenco. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895